Tchibum: conheça seis praias de Palmas para espantar o calor amazônico

Além da água gelada, as praias são ideais para a prática esportiva como stand up paddle, canoagem, caiaque, ciclismo, corrida e cooper.

Para quem gosta de relaxar em praias, na Amazônia Legal há inúmeras opções para espantar o calor típico da região. A cidade de Palmas, no Tocantins, por exemplo, possui seis praias que funcionam o ano inteiro e são ideais para se divertir com toda a família. Confira:

Ilha do Canela 

Uma opção bastante procurada é a Ilha do Canela. Propriedade particular, a ilha fica a 3 Km da margem direita da capital tocantinense e possui uma extensão de 45 m² , com área de banho de 9 m². Para chegar ao local, o visitante deve procurar um barco na marina da Praia da Graciosa.

Foto: Clóvis Cruvinel

Praia Graciosa 

Falando nela, a praia da Graciosa é a principal praia da cidade, porta de entrada. Revitalizada no primeiro semestre de 2016, conta com estrutura para receber turistas e moradores com estacionamento e rampas de acessibilidade. São 520 metros de orla que comportam bares e restaurantes, quadras de esporte, banheiros, playground, marina com atracadouro, píer e vista para a Ponte da Amizade.

No local foi construído um obelisco de 12,38 metros com quatro faces. Cada face do monumento contém um trabalho artístico relacionado a elementos da natureza, sendo a primeira o Monumento à Consciência, a segunda Homem, a terceira Água e Terra e a quarta Vento e Fogo.

A praia também é ideal para a prática esportiva como stand up paddle (SUP), canoagem e caiaque, além de ciclismo, corrida e cooper, já que a estrutura conta com 1200 metros de ciclovia e 500 metros de pista de cooper que abrange toda a orla. 

Foto: Luciana Pires

Praia dos Arnos 

Outra opção de lazer, na região Norte da capital, a Praia das Arnos, está localizada a aproximadamente três quilômetros do Palácio Araguaia. Com uma área de 8.764 m² e dotada de bares e restaurantes de pequeno porte, a praia é hoje referência em beleza e tem atraído cada vez mais banhistas. Possui banheiros com duchas, quiosques, quadra de esportes, estacionamento, dentre outros equipamentos para diversão dos visitantes. 

Foto: Reprodução/Secom Palmas

Praia do Caju 

A Praia do Caju é cenário ideal para quem prima pela tranquilidade. Mesmo com uma infraestrutura em implantação, ela já oferece serviços e quiosques que comercializam alimentos e bebidas. As águas são tranquilas e limpas, atraindo muitas famílias em busca de momentos de relaxamento. 

Foto: Aline Batista

Praia do Prata

Localizada na região sudoeste de Palmas, a Praia do Prata está a aproximadamente nove quilômetros da Praça dos Girassóis e conta com uma área total de 47.133 m². O principal acesso a ela é através da Avenida LO-19 ou como é conhecida, Avenida das Forças Armadas, já que a via dá acesso à Vila Militar e à Marinha, passando pela Praça do Exército. 

Devido ao seu estilo próprio, a Praia do Prata conquistou a preferência tanto dos visitantes como dos moradores de Palmas. Conta com uma infraestrutura que garante momentos de descontração e lazer. O local serve também como ponto de realização de eventos de médio porte, podendo receber eventos culturais, esportivos e de lazer. 

Foto: Divulgação

Praia dos Buritis 

Consagrada pelos amantes da fotografia como uma das mais belas paisagens de Palmas, a Praia dos Buritis estampa cartões postais com suas belezas naturais com buritizal na água. Está localizada na região Sul da cidade, próximo ao aeroporto.

Com infraestrutura viabilizada por meio de parceria público privada, a praia conta com acesso facilitado, além de estacionamentos, barracas para os comerciantes, píer, pergolados com mesas e cadeiras, cadeiras de praia acolchoadas e paisagismo nos arredores da praia com acesso livre a todos os visitantes. 

Foto: Reprodução/Clovis Cruvinel

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Áreas de pecuária na Amazônia apresentam maior incidência de leishmaniose cutânea, mostra estudo

Dados foram coletados em mais de 500 municípios. Moléstia gera 50 mil casos anualmente em todo o mundo, e é uma das dez doenças negligenciadas que mais despertam preocupação entre autoridades médicas.

Leia também

Publicidade