São Marcos atrai turistas com trilhas, igarapés, praias, sabores amazônicos e conectividade em meio à floresta

A comunidade São Marcos, tem se destacado no turismo de base comunitária em Santarém por integrar natureza, cultura e infraestrutura.

São Marcos atrai turistas em meio à floresta. Foto: Katrine Cardoso/Ascom Semtur

A comunidade São Marcos, às margens do rio Arapiuns, tem se destacado no turismo de base comunitária em Santarém por integrar natureza, cultura e infraestrutura. Passeios de canoa, igarapés de águas cristalinas, culinária regional e visita ao meliponário são algumas das experiências oferecidas ao longo do ano, com o diferencial de contar com energia solar e acesso à internet via Wi-Fi.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp 

Turismo o ano inteiro

São Marcos se revela durante a cheia, os passeios de canoa pelos igapós revelam cenários exuberantes, com árvores nativas como jarazeiros, buritis e carapanaúbas. O percurso inclui uma trilha de aproximadamente 600 metros até o “Garapé do Índio”, uma nascente de águas cristalinas e preservadas, proporcionando um contato único com o ambiente natural.

Leia também: Praia visível o ano inteiro transforma comunidade Tucumã em destino imperdível no Arapiuns

São Marcos atrai turistas com trilhas
Durante a época de cheia na Comunidade São Marcos. Foto: Katrine Cardoso/Ascom Semtur

Leia também: 6 curiosidades sobre o Mercadão 2000 de Santarém

Na época da seca, as trilhas se estendem por São Marcos, tornando o percurso mais longo e desafiador. Além disso, a região está cercada por praias paradisíacas como Caracaraí e Ponta Grande — ideais para a tradicional piracaia, com águas calmas e paisagens deslumbrantes.

A programação inclui ainda vivências culturais, como a visita à casa de farinha, o artesanato produzido com palha de tucumã e madeira entalhada, além do meliponário com abelhas sem ferrão. No restaurante comunitário, os visitantes saboreiam pratos típicos como peixes assados, fritos ou cozidos e a tradicional galinhada. Após o almoço, o redário coletivo convida ao descanso à sombra das árvores.

Leia também: 9 fatos curiosos sobre o “Caribe amazônico”: Alter do Chão

São Marcos atrai turistas com trilhas
Durante a época da vazante na Comunidade São Marcos. Foto: Katrine Cardoso/Ascom Semtur

Leia também: Conheça Alter do Chão, a vila de Santarém chamada de “Caribe brasileiro”

Um dos pontos fortes da localidade é o fornecimento de energia solar e o acesso à internet, que permitem que os turistas permaneçam conectados durante a estadia, compartilhem suas experiências em tempo real e realizem pagamentos digitais — facilitando a logística e ampliando as oportunidades para os moradores.

Com apenas 13 famílias — 38 adultos e 11 crianças —, a comunidade se destaca pela organização, hospitalidade e pelo fluxo constante de visitantes. Entre janeiro e maio deste ano, mesmo fora da alta temporada, cerca de 200 turistas já passaram por lá, reforçando seu potencial como destino durante todo o ano.

Para os moradores, o apoio da Prefeitura é fundamental para impulsionar o turismo de base comunitária.

Leia também: Busca dos Mastros: conheça o evento que antecede o Çairé de Santarém

São Marcos atrai turistas com trilhas
A Comunidade São Marcos possui apenas 13 famílias, 38 adultos e 11 crianças. Foto: Katrine Cardoso/Ascom Semtur

Leia também: 6 atrativos turísticos de Santarém, a pérola do Tapajós

“Estamos em busca de visibilidade. Já trabalhamos há 10 anos aqui, e esse apoio do governo é muito importante. Esse alinhamento com a Prefeitura vai fortalecer ainda mais o nosso turismo. Hoje vocês puderam vivenciar nossas atrações e analisar conosco as potencialidades. Estamos felizes e aguardamos as capacitações da Secretaria de Turismo, que vão agregar muito ao nosso trabalho”, afirmou Carpegiane Duarte, liderança local.

O secretário municipal de Turismo, Emanuel Júlio Leite, também destacou o impacto da visita. “Fiquei encantado com o passeio. Aqui você escuta o som da floresta, o canto dos pássaros, o barulho do vento… Isso renova qualquer energia. Já estamos alinhando melhorias para preparar a comunidade para a alta temporada, mas São Marcos tem atrativos o ano inteiro. Tem muita coisa boa acontecendo”, concluiu.

*Com informações da Prefeitura de Santarém

Leia também: A Amazônia em imagens: conheça a cidade de Santarém, no Pará

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Marinhagem manauara: livro explora condições de trabalho nos séculos XIX e XX

O livro de Caio Giulliano Paião resultou de uma extensa pesquisa historiográfica acerca das estruturas de poder que ditavam as relações de trabalho da categoria marítima em Manaus neste período.

Leia também

Publicidade