Foto: Reprodução/Setur PA
O Brasil passou a ter oficialmente mais um destino turístico estruturado por lei. Com o reconhecimento do Governo Federal, a estruturação, a gestão e a promoção da Rota Turística Histórica Belém-Bragança, integrada por 13 cidades do estado do Pará, passa a receber mais apoio dos programas oficiais da União destinados ao fortalecimento da regionalização do Turismo. O passeio rodoviário na rota já é considerado patrimônio cultural e imaterial dos paraenses.
Leia também: O que fazer em Bragança, no Pará?
Pontes, casarios centenários, ruínas, paisagens naturais, vivências em comunidades rurais e gastronomia regional formam a rota turística e mostram a história e o impacto socioeconômico da Estrada de Ferro de Bragança, que funcionou entre 1884 e 1964, nos áureos tempos do Ciclo da Borracha.
O Ministro do Turismo, Celso Sabino, considerou o reconhecimento da rota um marco estratégico para o desenvolvimento econômico e social da Amazônia Atlântica:
Leia também: Confira sete praias do Pará que fazem parte da Amazônia Atlântica
“Se quer conhecer essa belíssima região do nosso país, no estado do Pará, com gastronomia, história, cultura viva, uma cidade com quase 400 anos, que é a cidade de Bragança, saiba que todo esse trecho, hoje, passa a receber ainda uma atenção mais especial”.
*Com informações da Rádio Agência Nacional