Foto: Junior Costa/Secom RO
Os passeios de barco pelo rio Madeira voltaram a sair do complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, depois de quase dez anos, em Porto Velho. A atividade, que começou no último sábado (24), faz parte da programação dos 111 anos de instalação da capital rondoniense.
O passeio, intitulado ‘Navegando pelas origens’, iniciou no fim da tarde e contou com apresentações culturais durante a saída das embarcações. De acordo com a Prefeitura de Porto Velho, a retomada é apontada como uma das principais atrações do aniversário da capital neste ano.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
Além dos passeios de barco, a programação incluiu atividades esportivas, culturais e históricas ao longo do dia, com eventos concentrados principalmente no complexo Madeira-Mamoré.
Os festejos também contou com ações de passeio ciclístico em pontos históricos da cidade, exibição da Locomotiva 18, passeios de litorina, feira de artesanato e economia criativa, além de homenagens a pioneiros e personalidades ligadas à história do município.
Leia também: 6 atrações imperdíveis para curtir em municípios de Rondônia

Passeios de barco em Porto Velho
O passeio de barco pelo Rio Madeira foi declarado pela Prefeitura de Porto Velho como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município. Segundo o texto da publicação, a decisão se justifica por causa do valor histórico e cultural do passeio.
Os passeios acontecem todos os dias, sendo de segunda a sexta-feira, das 16h às 18h e aos sábados e domingos, das 9h às 18h. De acordo com a prefeitura, tendo público suficiente, os barcos saem de uma em uma hora.
Leia também: ‘Passeio de barco pelo Rio Madeira’ em Porto Velho é reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial

Saiba mais: Estrada de Ferro Madeira-Mamoré: patrimônio histórico deu origem ao município de Porto Velho
A dica para quem ama fotografia é programar o passeio para o horário do pôr do sol e também ficar atento à previsão do tempo para escapar das chuvas.
Com relação ao trajeto, as quatro embarcações que atualmente fazem o passeio turístico saem do porto cai n’água em direção à ponte sobre o Rio Madeira, depois vão até as proximidades da hidrelétrica de Santo Antônio e retornam para o porto, segundo a prefeitura.
*Com informações da Prefeitura de Porto Velho e da Rede Amazônica RO
