Foto: Renan Sousa/PMM
A Prefeitura de Macapá (AP) inaugurou, no dia 29 de dezembro de 2025, o Parque Linear da Zona Norte, no canteiro central da BR-210.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
Ao todo, são 2,6 km de extensão e aproximadamente 23 mil m² de área requalificada. A ação fez parte do festival de fim de ano de Macapá.
O local foi transformado em um verdadeiro bosque linear, com espaços voltados para esporte, lazer e convivência. O local oferece academia ao ar livre, áreas para calistenia, ciclovia, 265 postes com iluminação em LED, acessibilidade, pergolados e ampla arborização.
Leia também: #Série – Atividades ao ar livre: 8 lugares para fazer atividade física em Macapá

A estrutura do parque inclui sete pontos de academia ao ar livre, áreas para prática de calistenia, paisagismo com sistema de irrigação e aproximadamente 200 árvores transplantadas.
Além disso, o espaço conta com um monumento em homenagem aos corredores, criado pelas mãos do artista plástico J. Márcio.
Ed Gilson de Oliveira, de 57 anos, que trabalha com serviços gerais, caminhava pelo Parque Linear no momento da inauguração e comemorou a entrega do espaço.
“Esse parque foi maravilhoso pra gente. Dá mais ânimo pra caminhar todo dia e cuidar da saúde”, diz o trabalhador.



Arborização no parque
Na arborização, foram transplantadas mais de 200 árvores, entre palmeiras das espécies Veitchia, areca-bambu e manila. Além disso, foram plantados ipês, amapazeiro, sete-copas e árvores frutíferas.
“O Parque Linear da Zona Norte é um investimento em qualidade de vida. É um espaço pensado para as pessoas cuidarem da saúde, conviverem e ocuparem a cidade com dignidade”, disse o prefeito Dr. Furlan.

Ponto de hidratação
O Parque Linear conta com dois totens publicitários que também oferecem pontos de hidratação tanto para as pessoas quanto para os animais, garantindo mais conforto e bem-estar para todos.
O investimento na construção do Parque Linear foi de R$6.208.358,39, com recursos oriundos do Tesouro Municipal.

*Com informações da Prefeitura de Macapá
