Foto: Chico Batata/Arquivo Secom AM
Manaus (AM) passou a integrar a relação dos dez destinos globais em alta para 2026, conforme levantamento divulgado pela plataforma de turismo Booking.com. A pesquisa anual avalia dados de buscas, reservas e escolhas de viajantes de diferentes países, evidenciando cidades que se destacam pelo interesse internacional, vivências culturais genuínas e práticas de turismo sustentável.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
O estudo consolida Manaus como principal acesso à Amazônia e como um destino conectado às tendências atuais do turismo mundial. A capital amazonense, segundo a publicação, combina estrutura urbana com proximidade direta da floresta, oferecendo ao visitante experiências que unem meio ambiente, cultura e identidade regional.
“Cercada por extensas áreas de floresta tropical, Manaus é uma metrópole única, localizada no coração da Amazônia brasileira e considerada uma das maiores cidades mais remotas do mundo. Manaus abriga mais de 2 milhões de habitantes e pulsa com a energia urbana, além de ser o ponto de partida ideal para conhecer as belezas naturais da Amazônia. Os visitantes podem testemunhar o Encontro das águas, onde o Rio Negro, de águas escuras, e o Solimões, de águas claras, correm juntos sem se misturar, antes de embarcar em passeios de barco e aventuras pela floresta tropical”, descreve a publicação
“Na cidade, o viajante encontrará marcos emblemáticos como o Teatro Amazonas, mercados e uma gastronomia que valoriza os sabores nativos, desde o tucupi (caldo fermentado de mandioca) e o jambu (erva com leve efeito anestésico) até o peixe pirarucu e o açaí direto da fonte”, completam.
Além dos atrativos naturais, Manaus ganha destaque pela pluralidade cultural e pela gastronomia regional. O conjunto de opções envolve desde expressões populares até grandes espaços culturais, atendendo a turistas que valorizam autenticidade e maior vínculo com o local visitado
Leia também: O que fazer em Manaus em um dia?
Promoções de turismo em Manaus
Para a Amazonastur, a citação na pesquisa contribui para fortalecer a imagem da capital do Amazonas no mercado nacional e internacional, ampliando a visibilidade do destino como cidade preparada para receber visitantes interessados em natureza, cultura e experiências diferenciadas.
Segundo o presidente da Amazonastur, Marcel Alexandre, o reconhecimento evidencia o potencial do destino no mercado internacional.
“A cidade reúne atributos únicos, como a integração entre uma capital estruturada e a maior floresta tropical do planeta, o que atende à demanda por experiências autênticas e contato com a natureza”, afirmou.
O diretor-presidente da ManausCult, Jender Lobato, destaca que o reconhecimento internacional da cidade é reflexo de um trabalho contínuo e planejado de valorização.
“Esse reconhecimento internacional que coloca Manaus entre os destinos tendência globais para 2026 é fruto de um trabalho consistente de promoção, valorização da nossa cultura, do nosso patrimônio e das experiências únicas que a cidade oferece. A capital amazonense está sendo apresentada ao mundo como um destino completo, que une natureza, história e identidade amazônica”, afirmou.
Leia também: Manaus é reconhecida como uma das melhores cidades para se visitar na América Latina
Ainda segundo Jender Lobato, esse modelo de turismo fortalece a imagem da cidade e gera benefícios diretos para a população. “Manaus não é apenas porta de entrada para a Amazônia, é um território de cultura viva, de comunidades, de saberes e de experiências autênticas. Investir em projetos como o ‘Vivências Amazônicas’ é fortalecer um turismo responsável, que gera desenvolvimento econômico, inclusão social e preservação ambiental”, destacou.
Outras cidades destaques da pesquisa
Além de Manaus, a pesquisa da Booking.com também aponta outros destinos ao redor do mundo que se destacam por diferentes perfis de viagem:
- Mũi Né, Vietnã
- Bilbao, Espanha
- Barranquilla, Colômbia
- Filadélfia, EUA
- Guangzhou, China
- Sal, Cabo Verde
- Münster, Alemanha
- Kochi, Índia
- Port Douglas, Austrália
*Com informações da Booking.com, Prefeitura de Manaus e Governo do Amazonas
