Férias na natureza: saiba o que levar na mala para uma viagem de ecoturismo

Preparar a mala com cuidado é fundamental para garantir segurança, conforto e minimizar o impacto ambiental em uma viagem de ecoturismo

Ecoturismo no estado de Roraima. Foto: SECULT

Preparar a mala com cuidado é fundamental para garantir segurança, conforto e minimizar o impacto ambiental em uma viagem de ecoturismo, destaca o PlanetaEXO, plataforma referência em experiências sustentáveis no Brasil. Desde a escolha de roupas adequadas até produtos biodegradáveis, cada item é decisivo para explorar com responsabilidade destinos naturais como Amazônia.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp 

viagem de ecoturismo
Rio Croa, Acre. Foto: Divulgação/Agência Acre

Leia também: Ecoturismo na Amazônia: conheça lugares para se conectar à natureza

Com o crescimento da procura por aventuras em parques nacionais, trilhas remotas e reservas ambientais, aumenta a necessidade de viajar de forma responsável, sem abrir mão da segurança e do conforto. Lucas Ribeiro, fundador do PlanetaEXO, reforça que “montar uma mala responsável não significa abrir mão de conforto e segurança. Pelo contrário: escolher bem o que levar é essencial para estar preparado para as condições da natureza e, ao mesmo tempo, reduzir o impacto da sua viagem”. 

Entre os itens essenciais para uma mala de ecoturismo estão roupas leves, respiráveis e de secagem rápida, além de segunda pele para regiões frias ou com variações de temperatura. A capa de chuva ou anorak é indispensável para enfrentar mudanças climáticas inesperadas. Chapéu ou boné ajudam na proteção contra o sol, enquanto tênis ou botas de trilha já amaciados garantem segurança nos percursos. Para o pós-trilha, sandálias ou chinelos resistentes são recomendados.

Leia também: 5 impactos positivos do ecoturismo que mostram como viajar pode preservar o planeta

Leia também: 9 destinos para curtir a natureza na Amazônia Legal

Produtos biodegradáveis, como protetor solar e repelente, são indicados para evitar impactos negativos no meio ambiente. A hidratação deve ser feita por meio de garrafas reutilizáveis ou cantis, acompanhadas de talheres, copo e prato reutilizáveis para evitar o uso de descartáveis. O viajante também deve levar um saco de lixo pessoal para recolher seus próprios resíduos.

Para garantir praticidade e segurança, a lanterna de cabeça com pilhas recarregáveis e um kit básico de primeiros socorros são fundamentais. A mochila de ataque, leve e pequena, é ideal para o dia a dia, e documentos pessoais, seguro viagem e cartão do SUS não podem faltar. Em áreas alagadas, recomenda-se o uso de saquinhos estanques para proteger celulares e documentos. Os produtos de higiene, como sabonete ou shampoo biodegradável em barra, completam a lista.

Leia também: Conheça o PARNA Montanhas do Tumucumaque, considerado o maior parque do Brasil

Leia também: Saiba o que é necessário para participar das novas expedições para o Pico da Neblina

Além dos itens, a escolha consciente dos produtos contribui para a diminuição da pegada ambiental. Evitar cosméticos com microplásticos, reduzir o uso de embalagens plásticas e dar preferência a produtos com menor processamento industrial são atitudes simples e eficazes.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) alerta que o aumento do turismo em áreas naturais deve ser acompanhado por um esforço coletivo para preservar esses espaços. Lucas Ribeiro destaca que “organizar a mala, portanto, vai além do aspecto prático, é um ato de consciência ambiental. Em tempos de emergência climática, cada detalhe importa.”

Leia também: Conheça a Serra do Divisor, paraíso natural do Acre que encanta com cachoeiras e trilhas

Sobre o PlanetaEXO

O PlanetaEXO é uma plataforma de ecoturismo dedicada a conectar viajantes do mundo inteiro a experiências sustentáveis e autênticas no Brasil. Com o compromisso de apoiar comunidades locais e proteger o meio ambiente, o PlanetaEXO promove o turismo como uma força transformadora para a conservação e o desenvolvimento sustentável. Por meio de parcerias com operadoras locais, a empresa divulga as belezas naturais do Brasil para o mundo, com foco em promover um turismo mais consciente e responsável.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Comissão de Direitos Humanos aprova criação da Política Nacional de Segurança dos Povos Indígenas

A proposta reafirma competências de vários órgãos de Estado relacionadas ao combate à violência contra os povos indígenas.

Leia também

Publicidade