Foto: Divulgação/Secult RR
A Secretaria de Cultura e Turismo de Roraima (Secult) formalizou a criação da Instância de Governança Regional (IGR) da região turística Roraima – Savana Amazônica. A nova IGR contempla os municípios de Boa Vista, Cantá, Alto Alegre, Mucajaí e Iracema e foi viabilizada por meio de parceria com o Centro de Apoio aos Municípios da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).
Com paisagens naturais que incluem cachoeiras, trilhas, piscinas naturais e um rico patrimônio histórico e cultural no centro de Boa Vista, a região é estratégica para o turismo de aventura e cultural.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
As IGRs funcionam como unidades de gestão compartilhada, previstas no Programa de Regionalização do Turismo, e são adaptadas às realidades locais.
Segundo o diretor do Departamento de Turismo (Detur), Bruno Muniz de Brito, a medida representa um avanço importante no processo de regionalização da atividade turística no Estado.
“O Detur vai reunir com os órgãos municipais e estruturar um planejamento de longo prazo que proporcione desenvolvimento da atividade econômica do turismo nos municípios que contemplem todos os atores do trade”, afirmou.
Leia também: 9 destinos para curtir a natureza na Amazônia Legal

Instância será estruturada com base em características regionais
Ele adiantou que o documento será estruturado com base no Plano de Desenvolvimento Regional e Sustentável do Turismo, o Roraima 2030.
A proposta é integrar comunidades locais, setor privado e poder público na gestão dos recursos naturais, promovendo um turismo consciente, com respeito ao meio ambiente e geração de benefícios para a população local.
*Com informações da Secult-RR
