Conheça atrativos dos 5 municípios que fazem parte da Savana Amazônica em Roraima

As savanas possuem cachoeiras, piscinas naturais e trilhas para aqueles que gostam de turismo de aventura. Boa Vista e Iracema são algumas das cidades roraimenses que possuem esse bioma.

Dentro da região turística de Roraima está a Savana Amazônica. A região é formada por cinco municípios que tem como característica as savanas, um tipo de formação vegetal mista, sendo lar de uma flora e fauna únicas, com cachoeiras, piscinas naturais e trilhas para quem gosta de turismo de aventura

O Portal Amazônia elencou o que você pode fazer em cada um dos municípios. Confira:

Boa Vista

O município de Boa Vista é uma região riquíssima em belezas naturais, lendas e cultura. A capital de Roraima oferece diversas opções aos visitantes. Dentre os pontos importantes para o turismo local estão a Cachoeira da Serra Grande, Centro de Turismo, Complexo Poliesportivo Ayrton Senna, Casa de Pepita Brasil, Igreja Matriz, Mirante Edileusa Lóz e a Prelazia.

Já no quesito alimentação, a cidade se destaca com a paçoca (de carne) com banana, damorida (um caldo de peixe apimentado), tacacá, mungunzá, tambaqui na brasa, entre outros pratos típicos da região.
Foto: Reprodução/Prefeitura de Boa Vista

Mucajaí

Mucajaí é a terceira maior cidade do Estado, oriunda da antiga colônia agrícola Fernando Costa, que em 1982, tornou-se município, adotando o nome do rio mais próximo. Além dele, é banhada pelos rios Branco e Catrimani. 

A região possui forte vocação para o turismo religioso por ser uma manifestação bem expressiva na região, graças a Festa da Encenação da Paixão de Cristo, que acontece na época da Semana Santa (em abril) no município.

Além disso, o ecoturismo é um potencial a ser explorado em locais como a Cachoeira do Evandro, rica em belezas naturais e possui diversas quedas d’água ao longo de seu percurso.

Foto: Reprodução/Facebook

Alto Alegre

O município de Alto Alegre é um destino perfeito para a prática de pesca esportiva, além de ser o preferido dos amantes de esportes radicais, que escolhem esse trecho ao noroeste da capital para se aventurar nas corredeiras e quedas d’água, seja em rafting e canoagem, na região do Paredão.

Para os que preferem um revigorante banho de cachoeira, opções não faltam: tem a cachoeira da Pedra Grande, do Cedro, do Tucumã e do Filhote, além da cachoeira do rio Mucajaí. 

Também é uma boa opção para quem gosta de aliar viagem e conhecimento, com a Estação Ecológica Maracá-Roraima, criada em julho de 1981, para observar a natureza, além da possibilidade de ver biguás, quelônios e onças-pardas ou suçuaranas. A ilha também é habitada por répteis e outros mamíferos de grande porte, como a onça-pintada. Maracá foi a primeira Estação Ecológica do Brasil, fato que contribuiu decisivamente para a sua preservação.

Foto: Reprodução/Facebook-Estação Ecológica de Maracá

Iracema

O ecoturismo também é um dos principais atrativos no município de Iracema e o destaque fica para a Cachoeira do Leonardo, ideal para o turista que quer se manter em contato com a natureza. Seguindo para a região do Roxinho, cujo acesso se dá por estrada de terra, lugar que é conhecido pela tranquilidade e beleza natural. Possui uma queda d’água de cerca de 10 metros de altura, entre muitas pedras e no meio da floresta.

O Rio Branco banha o município de Iracema e ao longo de seu curso oferece praias (entre janeiro e maio), sendo também possível a realização de atividades como a pesca esportiva ou passeios de barco.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Iracema

Cantá

O município de Cantá possui forte presença de indígenas das etnias Macuxi e Wapixana, que vivem nas comunidades Canauanim, Malacacheta e Taba Lascada. A produção agrícola local abastece Boa Vista e o abacaxi também faz a fama da cidade. 

A Serra Grande é uma boa opção para quem gosta de trilhas, algumas delas levam a cachoeiras e corredeiras, mas o destino mais procurado é o topo da serra. A trilha tem duração de 4 horas e passa por trechos escorregadios, íngremes e com muitos obstáculos naturais, o que garante a adrenalina e aventura, além da vista encantadora. 

O ponto alto da trilha é a cachoeira Véu de Noiva. A cachoeira é uma das belezas naturais de Roraima mais procuradas na região, por não está disponível o ano inteiro. Ela tem tempo para surgir de cima dos 900 metros de altitude da Serra Grande, localizada no Município do Cantá, próximo a margem esquerda do Rio Branco.   

Foto: Reprodução/Tripadvisor

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Dromedários na Amazônia? Grupo de animais asiáticos vive em fazenda no Tocantins

No início deste ano os dromedários chamaram atenção para sua existência na Amazônia depois de um vídeo viralizar nas redes sociais.

Leia também

Publicidade