Cine Teatro Recreio: espaço recebe filmes alternativos e expressões artísticas do Acre

O Cine Teatro foi restaurado para promover apresentações teatrais, shows musicais, palestras e cursos de dança em Rio Branco.

Com muita história para contar, o Cine Teatro Recreio é um dos espaços culturais mais tradicionais dos acreanos que já foi palco para diversas expressões artísticas e lançamentos de filmes. 

Localizado em um dos mais tradicionais cartões-postais do Acre, a Gameleira, o espaço foi instalado em 13 de junho de 1948 no prédio do extinto Cine Éden.

Foto: Reprodução/IBGE

Erguido em alvenaria e madeira no período áureo da borracha, o Cine Teatro Recreio sempre foi palco de manifestações artísticas como exibições de filmes e apresentações de teatro, quando ainda era conhecido como Cine Ideal. Nos anos 20, passou a ser chamado de Cine Éden e só em 1948 ganhou uma nova fachada e o novo nome usado até hoje.

Em 1987, o Cine Teatro foi restaurado com o objetivo de promover e fortalecer apresentações teatrais, shows musicais, palestras e cursos de dança em Rio Branco.

Foto: Reprodução/Rede Amazônica AC

As características arquitetônicas da época foram mantidas: por dentro a estrutura ainda é de madeira e os detalhes remetem ao século passado. Na última reforma, em 2010, o cine ganhou um novo espaço de alvenaria para que as enchentes não interrompam as atividades.

A sala de cinema com mais de 120 lugares também faz parte da estrutura inaugurada em 2010 e, desde então, o espaço passou a exibir filmes alternativos, aqueles que não circulam nas salas oficiais de cinemas de todo o país. 

Na temporada de filmes 2023, os ingressos são vendidos por R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia). Informações pelo telefone (68) 3212-7040.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Com música que cita todos os municípios do Amazonas, álbum de Nicolas Junior dá aula de história e geografia

Com 24 anos de carreira e mais de dez álbuns gravados, Nicolas Jr é natural de Terra Santa, no Pará, mas radicado em Manaus há mais de 20 anos.

Leia também

Publicidade