Confira sete locais para conhecer em Rio Branco

Embora seja uma cidade relativamente pequena, com uma população estimada em 2021 de 419.452 habitantes, oferece várias atrações turísticas interessantes.

Rio Branco, a capital do estado do Acre, é uma cidade rica em cultura e natureza. Embora seja uma cidade relativamente pequena, com uma população estimada pelo IBGE em 2021 de 419.452 habitantes, oferece várias atrações turísticas interessantes. O Portal Amazônia te apresenta algumas atividades e locais populares para visitar na capital do Acre:

Restaurante Manto Verde 

O Restaurante Manto Verde é mais um espaço para a prática de pesca esportiva. O peixe também é vendido por quilo e o kit pesca também pode ser adquirido no local. O espaço possui ainda restaurante com pratos regionais e um açude azul que impressiona pela beleza. Além da pescaria, é possível praticar mergulho e passeios de barco ou caiaque.

O restaurante funciona de sexta a domingo e nos feriados, das 11h às 16h. Nos demais dias, é possível praticar pesca realizando agendamento prévio nos telefones (68) 99946-3991 ou (68) 99982-7201. Mais informações no link.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio Branco

Piracema Park Club 

O Piracema Park Club conta com restaurantes, chalés, garagem para lancha e jet-ski. Passeios como pedalinho e banana bolt. Atrações para a família inteira. Lá é possível pescar recreativamente na modalidade pesque e pague. São mais de 90 hectares de lâmina de água.

A entrada custa R$ 10. Funciona de quarta a sexta, das 9h às 17h; e aos sábado e domingo, das 8h às 17h. Informações: (68) 99255-2561. O espaço está localizado na Estrada Transacreana, Ramal do Riozinho do Rôla, KM07. Mais informações no link.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio Branco

Calçadão da Gameleira 

A história de Rio Branco começou a partir de uma árvore centenária que fica à margem direita do Rio Acre. Em 1882, Neutel Maia se encantou com a Gameleira e lá resolveu fundar o seringal Volta da Empreza, que viraria a capital acreana. O local se tornou a primeira rua de Rio Branco, hoje chamado de Calçadão da Gameleira. Em 1981, foi tombando como monumento histórico.

É o local ideial para fazer fotos, exercícios ou aproveitar os dias com clima agradável para passear com a família. A Gamaleira está localizada na Rua Cunha Matos, 06 – de Agosto, Rio Branco. 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio Branco

 Parque da Maternidade

O Parque da Maternidade é uma das obras públicas mais importantes da capital, composto de seis lotes que totalizam 322.874 metros quadrados e uma extensão de seis quilômetros, localizado às margens do Igarapé da Maternidade, que corta a parte central da cidade. O Parque oferece aos acreanos e turistas contato com a natureza, locais para a prática de esportes, lazer e cultura.

Atualmente, o espaço conta com quadras de esportes, quiosques, restaurantes, ciclovia e pistas de corrida. Dentro do parque ficam a Casa dos Povos da Floresta, a Biblioteca dos Povos da Floresta e a Casa do Artesão. 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio Branco

Lago do Amor 

O Lago do Amor oferece estrutura para toda a família. Os amantes do esporte podem realizar caminhadas, corridas, ou praticar outras atividades físicas, como skate e pedalada. O local é extremamente bonito e agradável para assistir ao pôr do sol, praticar esportes, namorar e passear. 

Como parte de dois complexos de saúde, o espaço é utilizado na reabilitação dos pacientes, com estrutura própria para a fisioterapia, atividades ao ar livre e também dentro do lago, com auxílio de pedalinhos, caiaques, entre outros suportes aquáticos. O Lago do Amor está localizado as margens da BR 364, no Tucumã – área adjacente ao Into, em Rio Branco.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio Branco

Memorial dos Autonomistas Senador José Guiomard Santos 

Inaugurado em 2002, o Memorial dos Autonomistas Senador José Guiomard Santos, um prédio histórico localizado no centro da cidade de Rio Branco, é um complexo que oferece história, arte e cultura abrigando shows, projetos e outras manifestações artísticas em três espaços interligados: uma galeria de arte, onde há uma exposição permanente sobre o Movimento Autonomista do Acre, bem como mostras e exposições mensais abertas ao público – do salão, é possível ter acesso ao mausoléu em que estão os restos mortais de Guiomard Santos e sua esposa Lydia Hammes; o Theatro Hélio Melo, um teatro com 150 lugares cujo nome homenageia um dos artistas de maior expressão da arte local; e um ambiente gastronômico, o Café do Theatro, temporariamente fechado. 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio Branco

Círculo Militar 

No Círculo Militar, os amantes da pescaria podem praticar a atividade, de terça a domingo, das 8h às 18h. Peixes da Amazônia como: tucunaré, pintado, pirarara, pirarucu e outros, são abundantes no local.

A entrada é franca e só paga se quiser levar o peixe que pescou, que é vendido por quilo. Além da pescaria, é possível utilizar o restaurante do local. Outros espaços como: áreas de tênis, vôlei, piscina, pista de caminhada e quiosques, é possível utilizar tornando-se sócio do local. Informações pelo telefone (68) 99207-4296. 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio Branco

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Rabada no tucupi: prato típico do Acre gerou curiosidade depois de ser tema de conversa no BBB 26

Receita acreana, rabada no tucupi foi citada pela paraense Marciele durante diálogo com Leandro dentro da casa do reality show.

Leia também

Publicidade