Bosque da Ciência com programação especial e entrada gratuita no Dia Mundial do Turismo

Para celebrar o Dia Mundial do Turismo (27 de Setembro), o Bosque da Ciência terá uma edição especial do projeto Circuito da Ciência e estará com a entrada gratuita nesta sexta-feira. O espaço de visitação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) recebe cerca de 100 mil visitantes por ano. Em 2018 ficou entre os cinco museus mais visitados da região Norte, de acordo com o Instituto Brasileiro de Museus.

 
O bosque é um fragmento de floresta de 13 hectares dentro da área urbana de Manaus e atua como um museu vivo da Amazônia. No parque são encontrados animais, plantas, microrganismos e elementos da cultura da região, como peixe-boi, jacarés, tartarugas, macacos, peixes, insetos diversos, pau-rosa, mogno, sumaúma, tanimbuca – árvore de 600 anos, cogumelos, Casa da Ciência, maloca indígena, além de unidades demonstrativas de tecnologias desenvolvidas pelo Instituto.

Foto: Divulgação

 
Além de ser um ambiente aprazível, que permite contato e contemplação da natureza, o parque oferece projetos e programação variada no decorrer do ano, usando meios expositivos, lúdicos, interativos e dinâmicos. O objetivo é desenvolver educação socioambiental e cultural, popularizar a ciência e contribuir com formação de cidadãos mais conscientes sobre ações necessárias para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável.

Além do bosque, outros espaços atrativos turísticos de Manaus estarão com entrada gratuita, conforme programação da Semana do Turismo, de 23 a 29 de setembro, organizada pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult), em parceria com Instituições de Ensino Superior (IES) em Turismo.

Circuito da Ciência

O projeto Circuito da Ciência contará com oficinas e exposições do Centro de Estudos de Quelônios da Amazônia (Cequa) que falará sobre espécies de tartarugas da Amazônia, do Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea), que desenvolverá um jogo didático interativo sobre conservação ambiental, o Ecoethos. A Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa) fará atividades de educação ambiental trazendo informações e curiosidades sobre o peixe-boi, a ariranha e boto.

Também serão oferecidas exposições sobre plantas medicinais, saúde bucal, leishmaniose, biotério, agroecologia e ações do Serviço Social do Comércio (Sesc) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

Funcionamento do bosque O bosque está localizado na rua bem-te-vi, s/nº, Petrópolis, zona Sul de Manaus. Funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 14h às 17h e aos sábados e domingos das 9h às 17h. A portaria fecha às 16h. A entrada custa R$ 5, mas crianças até 10 anos e idosos não pagam. Escolas e instituições sociais previamente agendadas não pagam. O agendamento para visitas em grupo pode ser feito pelo endereço http://abc-bosque.inpa.gov.br/ .

Dia Mundial do Turismo

O Dia Mundial do Turismo é celebrado pela Organização Mundial do Turismo desde 27 de Setembro de 1980. Foi estabelecido pela terceira conferência da Assembleia Geral da OMT em Torremolinos, em setembro de 1979, em referência a uma das mais importantes atividades econômicas da atualidade, pertencente ao setor terciário da economia.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Xote, carimbó e lundu: ritmos regionais mantém força por meio de instituto no Pará

Iniciativa começou a partir da necessidade de trabalhar com os ritmos populares regionais, como o xote bragantino, retumbão, lundu e outros.

Leia também

Publicidade