Bosque da Ciência com programação especial e entrada gratuita no Dia Mundial do Turismo

Para celebrar o Dia Mundial do Turismo (27 de Setembro), o Bosque da Ciência terá uma edição especial do projeto Circuito da Ciência e estará com a entrada gratuita nesta sexta-feira. O espaço de visitação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) recebe cerca de 100 mil visitantes por ano. Em 2018 ficou entre os cinco museus mais visitados da região Norte, de acordo com o Instituto Brasileiro de Museus.

 
O bosque é um fragmento de floresta de 13 hectares dentro da área urbana de Manaus e atua como um museu vivo da Amazônia. No parque são encontrados animais, plantas, microrganismos e elementos da cultura da região, como peixe-boi, jacarés, tartarugas, macacos, peixes, insetos diversos, pau-rosa, mogno, sumaúma, tanimbuca – árvore de 600 anos, cogumelos, Casa da Ciência, maloca indígena, além de unidades demonstrativas de tecnologias desenvolvidas pelo Instituto.

Foto: Divulgação

 
Além de ser um ambiente aprazível, que permite contato e contemplação da natureza, o parque oferece projetos e programação variada no decorrer do ano, usando meios expositivos, lúdicos, interativos e dinâmicos. O objetivo é desenvolver educação socioambiental e cultural, popularizar a ciência e contribuir com formação de cidadãos mais conscientes sobre ações necessárias para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável.

Além do bosque, outros espaços atrativos turísticos de Manaus estarão com entrada gratuita, conforme programação da Semana do Turismo, de 23 a 29 de setembro, organizada pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult), em parceria com Instituições de Ensino Superior (IES) em Turismo.

Circuito da Ciência

O projeto Circuito da Ciência contará com oficinas e exposições do Centro de Estudos de Quelônios da Amazônia (Cequa) que falará sobre espécies de tartarugas da Amazônia, do Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea), que desenvolverá um jogo didático interativo sobre conservação ambiental, o Ecoethos. A Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa) fará atividades de educação ambiental trazendo informações e curiosidades sobre o peixe-boi, a ariranha e boto.

Também serão oferecidas exposições sobre plantas medicinais, saúde bucal, leishmaniose, biotério, agroecologia e ações do Serviço Social do Comércio (Sesc) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

Funcionamento do bosque O bosque está localizado na rua bem-te-vi, s/nº, Petrópolis, zona Sul de Manaus. Funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 14h às 17h e aos sábados e domingos das 9h às 17h. A portaria fecha às 16h. A entrada custa R$ 5, mas crianças até 10 anos e idosos não pagam. Escolas e instituições sociais previamente agendadas não pagam. O agendamento para visitas em grupo pode ser feito pelo endereço http://abc-bosque.inpa.gov.br/ .

Dia Mundial do Turismo

O Dia Mundial do Turismo é celebrado pela Organização Mundial do Turismo desde 27 de Setembro de 1980. Foi estabelecido pela terceira conferência da Assembleia Geral da OMT em Torremolinos, em setembro de 1979, em referência a uma das mais importantes atividades econômicas da atualidade, pertencente ao setor terciário da economia.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Terra Indígena Kayapó é a mais atingida por queimadas no Brasil, informa Greenpeace

Profissionais do Ibama contam que os incêndios dentro da Terra Indígena Kayapó foram causados por garimpeiros, que estão abrindo novas áreas para exploração.

Leia também

Publicidade