Sabia que a Champs-Élysées brasileira fica no Amazonas? Conheça a Avenida Parque de Itacoatiara

A história da Avenida Parque na cidade amazonense teve início em 1928 e foi inspirada pela emblemática avenida francesa.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Itacoatiara

Localizada no coração de Itacoatiara, no Amazonas, a Avenida Parque é muito mais que uma via pública, é um símbolo da história, da cultura e da identidade urbana da cidade, considerado um dos mais antigos e influentes do estado.

Reconhecida por seu traçado elegante e arborização densa, a avenida é o principal cartão-postal de Itacoatiara, atraindo moradores e visitantes que buscam beleza, sombra e memória.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

A história da Avenida Parque teve início em 1928, durante a gestão do então prefeito Isaac José Peres, de origem judaica. Inspirado pela emblemática Avenida Champs-Élysées, de Paris (França), Peres deu início a um projeto urbanístico arrojado para a época, promovendo a criação de um espaço que unisse paisagismo, mobilidade e convivência.

O projeto foi sendo aperfeiçoado ao longo das décadas por outros prefeitos, com destaque para Chico do Incra, que construiu cinco passarelas utilizando recursos próprios da Prefeitura.

Leia também: Descubra por quê Itacoatiara é conhecida por ser a cidade da pedra pintada

Foto: Reprodução/Prefeitura de Itacoatiara

Inicialmente batizada como Avenida Ruy Barbosa, a via passou por diversas mudanças de nome: Plínio Ramos Coelho, Torquato Tapajós, até receber oficialmente o nome atual: Avenida Parque.

Com 1.830 metros de extensão, duas pistas de rolamento e um canteiro central amplo, a Avenida Parque é margeada por mais de 340 oitizeiros, formando um corredor natural de sombra que lhe rendeu o título de ‘Maior Avenida de Túnel Verde do Brasil’. Essa densa arborização, aliada à sua estrutura simétrica, tornou o local ideal para passeios, práticas esportivas, manifestações culturais e encontros comunitários.

Além de sua relevância ambiental e urbana, a Avenida Parque está diretamente ligada à vocação cultural de Itacoatiara. A cidade é sede do Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani), o maior festival de música da região Norte do Brasil, realizado anualmente em setembro. Durante o evento, a avenida se torna um dos pontos de maior circulação, refletindo o espírito festivo e acolhedor da população local.

Leia também: Tenreiro Aranha: conheça a história da famosa praça do Centro de Manaus

Túnel verde possui 1.830 metros de extensão. Foto: Reprodução/Google Maps
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Comissão de Direitos Humanos aprova criação da Política Nacional de Segurança dos Povos Indígenas

A proposta reafirma competências de vários órgãos de Estado relacionadas ao combate à violência contra os povos indígenas.

Leia também

Publicidade