Autoridades do Tocantins intensificam fiscalização no Jalapão

O ordenamento turístico nos atrativos da região do Jalapão foi pauta de reunião, nesta semana, na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden). A discussão se deu no âmbito do Termo de Cooperação Técnica, firmado em 2 de junho 2016, entre a Seden e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), que trata do uso público em unidades de conservação e seu entorno. 

Entre os principais pontos abordados estiveram a fiscalização acerca do licenciamento ambiental das empresas operadoras de turismo na região, bem como as adequações dos proprietários de atrativos, com foco na preservação ambiental.  Além da Seden e do Naturatins, o encontro, realizado na segunda-feira, 18, reuniu representantes da Secretaria de Estado Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), do Ministério Público Estadual (MPE), do Ministério Público Federal (MPF), além da Associação Tocantinense de Turismo Receptivo (ATTR).

Foto: Emerson Silva/Governo do Tocantins
“Vamos intensificar a fiscalização e trabalhar com os proprietários de atrativos, dando apoio necessário. A Seden vai elaborar os projetos básicos de infraestrutura para apoiar os empreendimentos a se adequarem de modo que tenham condições de receber o turista, sem causar maior dano ambiental”, destacou o superintendente de Desenvolvimento Turístico da Seden, James Possapp.

Estas medidas levam em consideração o constante crescimento do fluxo turístico na região e a necessidade de criar mecanismos para evitar a exploração desordenada dos atrativos, provocando danos ambientais. “O turismo no Jalapão tem crescido pelo menos 20% ao ano. Em 2016, esse crescimento foi de 30% e a expectativa é de que, em 2017, supere essa marca, tendo em vista que, do dia 1º de janeiro até o último feriado, em 7 de setembro, foi registrado o mesmo número de visitantes de todo o ano passado”, explicou o superintendente.

A atuação dos órgãos estaduais, com acompanhamento do MPE e do MPF, está sendo apresentada na reunião ordinária do Conselho Consultivo do Parque Estadual do Jalapão, nesta quarta-feira, (20), no Centro de Eventos e Atendimento ao Turista Antônio Pereira do reis, no município de São Félix do Tocantins.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Projeto de cosméticos sustentáveis assegura renda de comunidades na Amazônia

O Projeto Cosméticos Sustentáveis da Amazônia é uma parceria público-privada que congrega 19 associações de produtores focadas na extração da biodiversidade amazônica.

Leia também

Publicidade