Atrativos turísticos de Porto Velho revelam informações relacionadas a história do município

No segmento histórico e cultural estão listados o Circuito dos Monumentos, Circuito Histórico-Cultural com a Rota Cultural, Rota Ferroviária e Rota dos Arigós e Circuito Destemidos Pioneiros

Turistas e moradores da capital rondoniense, Porto Velho, poderão comemorar o aniversário de 109 anos de criação do município, celebrado no dia 2 de outubro, aproveitando o feriado prolongado para visitar e relembrar parte da história da cidade retratada em diferentes atrativos turísticos mapeados para fomento do setor. 

No segmento histórico e cultural estão listados o Circuito dos Monumentos, Circuito Histórico-Cultural com a Rota Cultural, Rota Ferroviária e Rota dos Arigós e Circuito Destemidos Pioneiros. Outros circuitos e rotas também constam no mapa para orientação conforme o interesse do visitante.

Os pontos turísticos de Porto Velho têm uma relação pertencente à história da criação do município e à evolução da região ao longo do tempo. Alguns exemplos são a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, construída no início do século XX, para superar as corredeiras do rio Madeira e facilitar o transporte de borracha da região amazônica; o Palácio Presidente Vargas, edifício histórico que serviu como sede do governo federal durante a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré; a Catedral Sagrado Coração de Jesus, um marco arquitetônico da cidade, construída durante o período áureo da borracha; entre outros.

Para que a população tenha acesso às informações sobre origem e outros detalhes, os atrativos contam com placas de QR-Code, tecnologia que permite contar a história e a importância de cada monumento para o fortalecimento da identidade visual e cultural do município. Na prática, esta inovação tecnológica, além de resgatar a memória, também fomenta o turismo da região com a difusão da história no cenário nacional e internacional. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Vestibular indígena da Unicamp é realizado em 3 cidades da Amazônia em 2025; saiba quais

Exame, com 2.819 inscritos, acontecerá em cinco cidades no total, no dia 12 de janeiro. Amazonas e Pará estão na lista.

Leia também

Publicidade