Amazonas é escolhido como um dos 100 lugares incríveis do Brasil

Publicação nacional destaca quatro lugares no Amazonas “para conhecer antes de morrer”.

O Amazonas é destaque na publicação ‘100 lugares incríveis no Brasil‘, do jornal Folha de São Paulo. A lista de destinos turísticos inclui quatro locais imperdíveis para “turistar” no Estado. Parques nacionais, festividades e turismo de aventura foram mencionados no periódico.

Utilizado para auxiliar os leitores na escolha dos melhores destinos para viajar, a publicação seleciona pontos turísticos brasileiros e seus principais atrativos. Confira os do Amazonas:

Parque Nacional do Jaú 

Foto: Divulgação/ICMBio

O primeiro local do Amazonas citado é o Parque Nacional do Jaú, no município de Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus). Com 2,4 milhões de hectares, a área abriga cerca de 400 espécies de plantas. 

“A visitação ao segundo maior parque nacional, no coração da Amazônia, acontece a bordo das voadeiras, pequenas embarcações que partem das cidades de Manaus ou Novo Airão e percorrem as águas quentes, escuras e espelhadas dos três rios do parque”,

diz a publicação.

A Folha ainda destaca que a entrada para o parque é gratuita, mas precisa ser autorizada previamente pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). “Os atrativos incluem praias de água doce (em épocas de seca, de setembro a fevereiro), trilhas aquáticas (em épocas de cheia, entre março e agosto), cachoeiras e as sumaúmas, as maiores e mais antigas árvores da floresta amazônica”, ressaltou a publicação.

Pico mais alto do Brasil

Foto: Flávio Bocarde/ICMBio

Voltado ao turismo de aventura, a Folha destacou o ponto mais alto do país: o Pico da Neblina, que fica a três mil metros de altitude, na fronteira entre o Brasil e a Venezuela. Localizada no município de São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus), a jornada para o Pico da Neblina requer preparo e acompanhamento profissional.

“As expedições, que duram oito dias na mata fechada e, muitas vezes, alagada. A aventura exige um excelente preparo físico (…), mas os poucos que chegam até o topo relatam um êxtase que eles não veem a hora de reviver”,

informa o periódico.

O turista que se interessar em expedições futuras deve procurar as empresas operadoras de turismo credenciadas pelo ICMBio. Para conferir as empresas autorizadas a fornecer o serviço, basta enviar um e-mail para parnapicodaneblina@icmbio.gov.br.

Cultura e Encontro das Águas

Foto: Janailton Falcão

A capital do Amazonas não ficou de fora da lista e o destaque foi o Encontro das Águas. Um dos passeios mais famosos de Manaus é navegar pelo rio Negro até o ponto onde suas águas encontram com as do rio Solimões. 

“As diferentes temperaturas e densidades fazem com que ambos os rios corram lado a lado sem se misturarem por outros 6 quilômetros, formando depois o rio Amazonas, maior do mundo”,

define a publicação.

O destaque finaliza convidando o leitor a conhecer o Festival Folclórico de Parintins, como uma das atrações imperdíveis no Brasil. “O duelo anual entre os bois Garantido e Caprichoso acontece no Bumbódromo, um estádio para 35 mil pessoas construído especialmente para o evento (…). Em 2018, a festa ganhou o título de patrimônio cultural do Brasil”, relembrou.

As agências cadastradas para realizarem visitas ao destino Amazonas podem ser consultadas no site https://cadastur.turismo.gov.br/ ou podem ser buscadas no chatbot Amazonas to Go, disponível 24h, todos os dias, pelo QR Code ou, ainda, em cartazes espalhados nos principais atrativos turísticos do Amazonas. 

Além do Amazonas, outros Estados da Amazônia Legal também figuram na lista: Pará, Maranhão, Mato Grosso, Roraima e Tocantins.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

“Todos somos iguais e precisamos uns dos outros”, afirma pajé sobre trabalho digno em Roraima

A participação de imigrantes venezuelanos e povos originários foram destaques do 8° Seminário Roraimense promovido pelo TRT-11.

Leia também

Publicidade