Amazonas registra segundo maior crescimento do país no setor turístico

Com avanço de 6,9% em agosto, o Amazonas supera grandes centros e reforça seu potencial com apoio de hotéis, restaurantes e serviços de transporte.

Fotos: Clóvis Miranda, Janailton Falcão e Tadeu Rocha/Amazonastur

O Amazonas se destaca como cenário turístico novamente no país e o Governo, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), tem impulsionado o setor, com resultados que já começam a aparecer: em agosto de 2025, as atividades turísticas do estado cresceram 6,9%, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, ficando em segundo lugar no país, atrás apenas do Rio de Janeiro (2,5%).

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Segundo o presidente da empresa estadual, Marcel Alexandre, esse avanço mostra a recuperação do setor e coloca o estado à frente de grandes centros turísticos como São Paulo, Paraná e Minas Gerais, que registraram retração no mesmo período.

Amazonas registra segundo maior crescimento do país no setor turístico
Fotos: Clóvis Miranda, Janailton Falcão e Tadeu Rocha

“Estamos muito felizes, porque estamos colhendo os frutos de um trabalho intenso. Nosso estado foi o segundo do Brasil em crescimento das atividades turísticas, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro. Superamos grandes potências como São Paulo, Paraná e Minas Gerais, e isso mostra que o Amazonas está construindo uma nova história no cenário nacional”, destacou o presidente.

Amazonas cresce com a busca pela gastronomia

O crescimento foi impulsionado por hotéis, restaurantes, serviços de buffet e transporte, refletindo o aumento de visitantes e a maior movimentação turística.

Leia também: 6 pratos icônicos para se apaixonar pela culinária do Amazonas

Fotos: Clóvis Miranda, Janailton Falcão e Tadeu Rocha

Campanhas de divulgação, participação em feiras e fortalecimento de roteiros que destacam a natureza e a cultura amazônica contribuem diretamente para esse resultado positivo.

Esses números reforçam o estado como um destino turístico de destaque no país, com forte potencial de crescimento e consolidação da economia de serviços voltada ao turismo.

*Com informações da Agência Amazonas

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Culinária da Amazônia assusta ou impressiona? Chef paraense defende cultura amazônica

Às vésperas da COP30, um chef paraense chamou atenção por recusar um convite para preparar um jantar vegano que teria a presença do príncipe William, no Rio de Janeiro.

Leia também

Publicidade