Manaus 30º • Nublado
Sábado, 13 Agosto 2022

Comitê de especialistas apresenta 10 soluções para problemas apresentados no fórum 'Modelo Econômico da Amazônia'

As propostas envolvem, principalmente, o dilema econômico gerado pela Zona Franca de Manaus e devem ser apresentadas a parlamentares ainda este ano.

Saiba quais as principais empresas que já saíram da Zona Franca de Manaus

Entre 2020 e 2022, um total de 84 empresas encerraram as atividades na ZFM. Atualmente, a redução do IPI pode ocasionar a saída de mais empresas.

Wilson Lima e Bolsonaro buscam soluções compensatórias para a ZFM em relação ao IPI reduzido

O governo do Amazonas ingressou com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra os efeitos do Decreto nº 11.047, de 14 de abril de 2022, sobre o Polo Industrial de Manaus (PIM).

Entenda porque a Zona Franca de Manaus é importante para a economia na Região Norte

Segundo dados da Suframa, 95% da produção do Polo Industrial de Manaus (PIM) é destinada para abastecer o mercado nacional. Economistas explicam relevância regional do modelo econômico.

Governo do Amazonas vai acionar STF contra decreto que prejudica a Zona Franca de Manaus

Redução do IPI compromete competitividade do Polo Industrial de Manaus, que gera mais de 100 mil empregos diretos.

ZFM avaliada por FGV, IPEA e Senado Federal

Dentre as conclusões, merecem destaque percentual dos gastos tributários totais do país, arrecadação federal, a expansão da escolaridade, a melhoria da infraestrutura e as condições de moradia da população e a a renda da região metropolitana de Manaus.

Zona Franca de Manaus vitoriosa em Brasília

O governador do Amazonas, Wilson Lima, saiu de reunião realizada na quarta-feira (9) com a garantia presidencial de que o Decreto Federal 10.979/2022 seria reeditado para preservar a competitividade das indústrias na ZFM.

ZFM, redução do IPI, Reforma Tributária e suas fragilidades

O impasse é cruel: como excepcionalizar a ZFM, que detém um pouco mais de 400 fábricas no PIM diante dos interesses de mais de 300 mil indústrias beneficiadas com a redução do imposto?

ZFM 54 anos, frustrações e desafios para 2073

Buscar novo modelo econômico para o Estado, por meio de medidas consistentes de política econômica visando levar a cabo reformas e ajustes capazes de promover salto qualitativo em relação ao padrão tecnológico vigente.

ZFM fora do radar de vereadores e prefeituráveis

Como deixar de lado a principal fonte de renda e de empregos que o "modelo" representa?

ZFM, hora e vez da diversificação da matriz econômica

A empresa, que opera no Brasil há 48 anos (entre S. Paulo e Curitiba), garantiu que as atividades de produção cessarão em final de março de 2021.

Com aumento de casos de coronavírus, Samsung e Transire suspendem operações no Polo Industrial de Manaus

A expectativa do Centro da Indústria do Amazonas é de que outras fábricas fecharão nos próximos dias.

Moto Honda da Amazônia chega a 25 milhões de motos produzidas no PIM e defende modelo ZFM

A conquista foi celebrada entre os executivos da empresa enaltecendo a importância de continuidade da ZFM, em meio à Reforma Tributária prevista pelo governo

PIB do Amazonas registrou alta de 5,34% em 2019

De acordo com os estudos da Sedecti, o setor da Indústria totalizou um montante de R$ 7,939 bilhões, com participação de 29,53% no total do PIB do estado

ZFM, 53 anos, as 'pedras' do caminho

"O modelo ainda permanece preso a uma política de substituição de importações, superada quando da abertura da economia pelo governo Collor de Mello a partir de 1991/1992"

Reforma tributária, reflexos sobre a ZFM

O Brasil anseia por uma Reforma que, efetivamente, contribua para a redução da concentração de renda e das desigualdades sociais e econômicas.

ZFM e a competitividade 4.0

Não obstante os avanços macroeconômicos alcançados pelo Brasil em 2019, graves problemas estruturais permanecem vivos e desafiantes. No ranking global de competitividade de 2019, por exemplo, o país ocupa apenas a 71ª posição. Segundo estudos do IPEA

Complexos desafios à nova ZFM

A missão do presidente Jair Bolsonaro à Ásia e Oriente Médio procurou alinhar - e o está fazendo com absoluto sucesso - o Brasil aos países líderes da economia mundial, e ao grupo dos Brics, em particular, aos avanços em tecnologia de ponta e conquis

Bioeconomia modela a nova ZFM

O governo Federal praticamente se instalou na Amazônia com a maior representação ministerial de que se tem notícia (além do chefe da Casa Civil, integraram a comitiva os titulares do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), da Secretaria-Geral da P

ZFM, desafios e expectativas

As três primeiras revoluções industriais trouxeram a produção em massa, as linhas de montagem, a eletricidade e a tecnologia da informação. Ao contrário do que se supunha, gerou novos empregos (extinguiu os defasados), elevou a renda dos trabalhadore