Alimentos como chocolates, bolos e outros são produzidos em laboratório com os insumos naturais, por meio de um projeto de biotecnologia alimentar.
Alimentos como chocolates, bolos e outros são produzidos em laboratório com os insumos naturais, por meio de um projeto de biotecnologia alimentar.
Resultados preliminares apontam que nanoestruturas de prata obtidas por meio do extrato de tucumã apresentam atividade contra a bactéria Escherichia coli.
A farinha e o açaí fazem parte de disputas entre paraenses e amazonenses sobre quais são melhores. Agora pode-se acrescentar mais um item: o tucumã.
Frutos são tradicionalmente consumidos no café da manhã ou lanche da tarde, mas consumo deve ser moderado.
De um modo ou de outro, não se pode negar que o tucum ocupa lugar fulcral no viver e no comer dessas bandas do Norte brasileiro, particularmente das comunidades rurais que compõem essas territorialidades amazônicas.
Estudo desenvolvido no Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) consegue reaproveitar diferentes tipos de resíduos para a criação do combustível, considerado menos poluente ao meio ambiente.
Já pensou em adaptar receitas ou incluir frutas da Amazônia na Ceia natalina? O Portal Amazônia traz uma lista de sugestões para quem quer fazer diferente este ano:
Extratos da casca do tucumã ajudam na inibição de bactérias que podem provocar sintomas de diarreia, dor abdominal, enjoos, infecção urinária e infecção hospitalar.
O panetone é um prato tradicional de Natal, mas já pensou em regionalizar a receita?
O prato é um dos mais populares do Brasil. Em Manaus, o strogonoff pode ser feito de diversas maneiras, inclusive, com tucumã
Tucumã com café é um hábito de quem vive na Amazônia. A iguaria vai bem como uma infinidade de pratos
O 'queridinho' da amazônia é rico em vitaminas e proteínas que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, câncer e retarda o envelhecimento
Em 2019, os vereadores de Manaus aprovaram, em sessão, o Projeto de Lei que tornou o sanduíche amazônico em patrimônio cultural e imaterial da cidade
Pães, tapiocas e torradas. A pasta de tucumã combina com uma variedade de alimentos, inclusive, em drinks
Tucumã, um dos frutos mais utilizados pelos amazônidas, já ganhou várias versões, afinal, quem nunca provou aquele x-caboquinho bem recheado ou aquela tapioquinha quentinha com lascas de tucumã
O tucumã, fruto de uma palmeira amazônica, de polpa grudenta e fibrosa, segundo Chaves (1947) é riquíssima em vitamina A, tendo a vitamina 90 vezes mais que o abacate e três vezes superior a da cenoura, possuindo também alto teor de vitamina B (tiamina) e vitamina C, rivalizando com os cítricos.