"Ouro tocantinense" é transformado em belos artesanatos por meio das mãos habilidosas de mulheres artesãs das comunidades quilombolas.
"Ouro tocantinense" é transformado em belos artesanatos por meio das mãos habilidosas de mulheres artesãs das comunidades quilombolas.
São Sebastião é uma das luzes mais fortes que temos na área espiritual.
É preciso promover cada vez mais a adoção de boas práticas que possam oferecer mais segurança e manutenção dessa atividade tradicional que fortalece a identidade dos povos da floresta.
O transporte escolar fluvial na Amazônia apresenta um aspecto muito forte de invisibilidade política e social.
O livro 'Narradores das Barrancas: histórias que povoam o imaginário amazônico' é fruto de pesquisas e viagens.
A saúde que temos hoje, as pesquisas que hoje desenvolvemos no campo da Saúde Pública, refletem o engajamento de gente pioneira.
Conheça as pautas sociais que ficaram de fora dos planos de governo de muitos candidatos nessa eleição de 2022.
Como artista eclético, Gilson Castro produz uma arte com olhar universal, valorizando a sensualidade feminina, a leveza, os traços e a suavidade em relação aos contrastes com a dureza do dia a dia da vida do ser humano.
A obra Epopeia Rondônia estará disponível para votação online, no período de 5 a 25 de setembro, no site da ABERT e o finalista estadual terá sua obra exposta no Museu Nacional de Brasília.
O projeto tem uma importância muito grande, não somente pela questão do dinheiro, mas pela segurança do pescador e com garantia de retorno à sua família sem nenhum risco.
A obra é uma fonte de pesquisa para a promoção do avanço da literatura voltada para surdos, do incentivo à leitura e do reconhecimento da Libras
A vivência na mata faz parte da transmissão cultural dos ribeirinhos e os diálogos expressam a abundância, a dinâmica das paisagens encontradas e a relação profunda do convívio com a natureza.
A série faz parte do resultado do Estágio Científico Avançado de Pós-Doutoramento da professora Lucileyde Feitosa e foi desenvolvida na Comunidade de Calama, em Rondônia, com o objetivo de analisar a importância do rádio na construção dos territórios de comunicação permeados por lutas históricas e sociais.
A pesquisa foi desenvolvida na Comunidade de Calama, área ribeirinha pertencente ao Município de Porto Velho
O objetivo do projeto é o de contribuir com a formação de alunos leitores, críticos, conscientes e participativos na sociedade.
O Projeto Criança Feliz surgiu com o objetivo de trabalhar a socialização das comunidades ribeirinhas, levando diversão, alegria e esperança aos moradores, principalmente às crianças.
A comunidade de Terra Firme, constituída por 26 famílias, não possuí acesso à água potável, energia elétrica, ou seja, demandas básicas essenciais à subsistência humana.
É uma época de intenso calor, queimadas, cerração e insegurança na navegação.
A mobilidade e acessibilidade devem ser discutidas nas comunidades e no âmbito das políticas públicas para a implementação de ações efetivas nesse espaço geográfico.