Ilha do Bananal e Serra do Lajeado: duas Unidades de Conservação importantes para o Estado do Tocantins

Além de compor uma rica biodiversidade, as duas APAs compartilham de uma característica em comum: ambas buscam aliar o desenvolvimento socioeconômico

O Estado do Tocantins conta com duas importantes Unidades de Conservação (UC), são elas, as Áreas de Proteção Ambiental (APAs) Ilha do Bananal/Cantão e Serra do Lajeado. Instituídas há 26 anos pelo Governo do Tocantins e geridas pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), as APAS foram criadas para assegurar o uso sustentável dos recursos naturais associados à conservação e preservação ambiental para garantir a conservação da fauna, da flora e do solo, além de proteger qualidade das águas e a vazão de mananciais locais.

Além de compor uma rica biodiversidade, as duas APAs compartilham de uma característica em comum: ambas buscam aliar o desenvolvimento socioeconômico desses espaços, com a conservação e preservação de seus recursos naturais. Sobre isso, o presidente do Naturatins, Renato Jayme, explica.

O objetivo da gestão do Instituto é assegurar a utilização dos recursos naturais de forma sustentável e planejada de modo a assegurar uma coexistência harmônica das comunidades que vivem na área de abrangência das APAS e a biodiversidade existente no local.

Com rica biodiversidade e mananciais de água, as APAs existem há 26 anos – Foto: Fernando Alves/Governo do Tocantins

Considerada a maior UC do Tocantins, a APA Ilha do Bananal/Cantão contribui de forma direta, segundo o supervisor Fábio Dias, para a manutenção da biodiversidade do Parque Estadual do Cantão, cuja zona de amortecimento localiza-se em seus limites. Ele destacou, ainda, que a imensa variedade de recursos hídricos e a diversidade de ecossistemas existentes no seu interior faz da UC um lugar privilegiado.

O rico ecossistema da APA Serra do Lajeado é formado por serras com inúmeros sítios arqueológicos – Foto: Fernando Alves/Governo do Tocantins

“Pelo menos 20% da população da área de abrangência depende das nascentes protegidas pela APA Serra do Lajeado. Portanto, dos principais objetivos é garantir a qualidade das águas para o abastecimento humano”

informou a supervisora da APA, Camila Muniz.

A APA Ilha do Bananal/Cantão contribui de forma direta para a manutenção da biodiversidade – Foto: Fernando Alves/Governo do Tocantins

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Licenciamento para exploração de petróleo no Amapá: MPF orienta adoção de medidas ao Ibama e à Petrobras

Recomendações são embasadas em pareceres técnicos de peritos do MPF, nas exigências técnicas do Ibama e na legislação aplicável.

Leia também

Publicidade