Artista plástica amazonense especialista em biojoias destaca importância de eventos sustentáveis

É a partir da semente de tucumã que a artista plástica Rosa dos Anjos desenvolve uma série de biojoias que fazem sucesso internacionalmente.

Essencial para o desenvolvimento sustentável, a bioeconomia se baseia na produção através do uso de recursos naturais. E é a partir da semente de uma fruta tão típica da Amazônia, o tucumã, que a artista plástica Rosa dos Anjos desenvolve uma série de biojoias que fazem sucesso internacionalmente.

Rosa ministrou uma oficina de confecção de biojoias durante a Glocal Experience Amazônia 2024, um dos maiores eventos de sustentabilidade da região, que debate pautas ambientais e os impactos provocados pelas mudanças climáticas. O evento ocorre de 22 a 24 de agosto no Centro de Manaus (AM).

Biojoias a partir do tucumã

Também conhecidas como ecojoias, as biojoias são acessórios feitos a partir de materiais orgânicos, encontrados na natureza, como folhas, galhos, sementes, fibras. Elas podem ser combinadas com metais preciosos, gemas, conchas, dentre outros materiais.

O primeiro passo da oficina de confecção de biojoias é apresentar a fruta e seu sabor, principalmente para quem não é da região. Depois, o caroço do fruto passa por um processo com várias folhas de lixas, de numerações variadas, até chegar na semente e possibilitar o uso para confeccionar as joias. 

Rosa dos Anjos lembra que já participou de exposições mundo afora e revela que um colar de semente de tucumã pode custar até 150 reais.

Ela ressalta que são necessárias ainda mais iniciativas como a Glocal Amazônia para profissionalizar quem deseja tirar da natureza o seu sustento, como é o caso de grande parte dos ribeirinhos.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Projeto de cosméticos sustentáveis assegura renda de comunidades na Amazônia

O Projeto Cosméticos Sustentáveis da Amazônia é uma parceria público-privada que congrega 19 associações de produtores focadas na extração da biodiversidade amazônica.

Leia também

Publicidade