Municípios amazonenses afetados pela estiagem receberão ajuda humanitária, anuncia governador

Foco da primeira remessa serão municípios e comunidades que fazem parte das calhas do Juruá, Purus e Alto Solimões, enquadrados no decreto de emergência ambiental assinado no mês de julho.

O governador Wilson Lima anunciou, na quinta-feira (8), ajuda para municípios do Amazonas afetados pela estiagem. Esta é a primeira parte do envio de ajuda humanitária da Operação Estiagem 2024.

O foco desta primeira remessa serão municípios e comunidades que fazem parte das calhas do Juruá, Purus e Alto Solimões, enquadrados no decreto de emergência ambiental assinado no mês de julho. 

Saiba mais: Portal Amazônia responde: o que e quais são as calhas dos rios do Amazonas?

Dentre as medidas anunciadas pelo governo do estado estão o envio de 30 mil cestas básicas, montagem de 20 micro sistemas de abastecimento, sensores de monitoramento da qualidade do ar, 70 purificadores de água e 6 mil caixas d’água de 5 mil litros.

Ainda de acordo com o governador, algumas comunidades dessas calhas já estão sendo afetadas, sendo aproximadamente 80 mil pessoas sofrendo diretamente os impactos da seca. 

No anúncio, o governador chamou atenção para os desafios de ordem ambiental, comercial e logístico neste período. Um dos pontos abordados foi a dificuldade que o estado terá para realizar as eleições deste ano.

Por Lucas Macedo – g1 Amazonas*

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pará perde Mestre Laurentino; artista completaria 99 anos em janeiro de 2025

Natural da cidade de Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó, ele era conhecido como o roqueiro mais antigo do Brasil.

Leia também

Publicidade