Manaus terá aquário municipal e rooftop com vista para o Rio Negro, anuncia prefeitura

A previsão é que as obras do aquário tenham início ainda em 2025, após a conclusão dos estudos técnicos coordenados pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

Projeto do aquário foi divulgado pelo prefeito de Manaus. Foto: Divulgação/Implurb

A Prefeitura de Manaus (AM) anunciou que vai construir o primeiro aquário municipal da cidade. O anúncio foi feito pelo prefeito David Almeida por meio de vídeo publicado em suas redes sociais no dia 18. O novo equipamento turístico será na rua Visconde de Mauá, em frente ao porto de Manaus, como parte do programa ‘Nosso Centro’, que está revitalizando e reocupando o Centro Histórico.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

De acordo com a prefeitura, o local contará com cinco andares. “O prédio terá dois níveis de estacionamento, dois andares destinados ao aquário com espécies amazônicas e um rooftop com vista privilegiada para o rio Negro, onde funcionará uma operação gastronômica”, informou.

A previsão, segundo o administrativo municipal, é que as obras tenham início ainda em 2025, após a conclusão dos estudos técnicos coordenados pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

“Manaus vai ganhar o seu aquário municipal. Estamos trazendo uma grande novidade para o Centro da cidade. A construção vai iniciar ainda este ano e vamos transformar esse espaço em um dos principais pontos turísticos da capital, com aquário, estacionamento e rooftop de frente para o rio Negro. É mais um passo para atrair mais gente, gerar emprego, movimentar a economia e valorizar nossa biodiversidade”, destacou David Almeida.

“Por determinação do prefeito David Almeida, o Implurb está desenvolvendo os trabalhos iniciais do projeto do aquário de Manaus. Já fizemos visitas técnicas em aquários de referência no país e definimos o conceito da obra. A proposta se integra ao perímetro do Largo de São Vicente, unindo atrativos turísticos e equipamentos culturais que estão sendo revitalizados. É mais uma iniciativa para tornar o Centro um destino vibrante, acessível e conectado com a nossa identidade amazônica”, afirmou o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.

Lembra do aviaquário?

Em 1937, o pátio da escadaria da Igreja da Matriz, também no Centro da cidade, contava com o Aquário Comandante Armando Pinna e até um pequeno zoológico, era o Aviaquário Municipal.

De acordo com o historiador Otoni Mesquita, o Aviaquário Municipal de Manaus foi a principal obra do prefeito Antônio Maia. A ideia era que o espaço fosse uma demonstração da biodiversidade da Amazônia, assim como a negociação de peixes e outras espécies, principalmente, para a venda de alevinos (peixes recém saídos do ovo).

Leia a história completa: Portal Amazônia responde: o que aconteceu com o aviaquário de Manaus?

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Rabada no tucupi: prato típico do Acre gerou curiosidade depois de ser tema de conversa no BBB 26

Receita acreana, rabada no tucupi foi citada pela paraense Marciele durante diálogo com Leandro dentro da casa do reality show.

Leia também

Publicidade