Manaus terá aquário municipal e rooftop com vista para o Rio Negro, anuncia prefeitura

A previsão é que as obras do aquário tenham início ainda em 2025, após a conclusão dos estudos técnicos coordenados pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

Projeto do aquário foi divulgado pelo prefeito de Manaus. Foto: Divulgação/Implurb

A Prefeitura de Manaus (AM) anunciou que vai construir o primeiro aquário municipal da cidade. O anúncio foi feito pelo prefeito David Almeida por meio de vídeo publicado em suas redes sociais no dia 18. O novo equipamento turístico será na rua Visconde de Mauá, em frente ao porto de Manaus, como parte do programa ‘Nosso Centro’, que está revitalizando e reocupando o Centro Histórico.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

De acordo com a prefeitura, o local contará com cinco andares. “O prédio terá dois níveis de estacionamento, dois andares destinados ao aquário com espécies amazônicas e um rooftop com vista privilegiada para o rio Negro, onde funcionará uma operação gastronômica”, informou.

A previsão, segundo o administrativo municipal, é que as obras tenham início ainda em 2025, após a conclusão dos estudos técnicos coordenados pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

“Manaus vai ganhar o seu aquário municipal. Estamos trazendo uma grande novidade para o Centro da cidade. A construção vai iniciar ainda este ano e vamos transformar esse espaço em um dos principais pontos turísticos da capital, com aquário, estacionamento e rooftop de frente para o rio Negro. É mais um passo para atrair mais gente, gerar emprego, movimentar a economia e valorizar nossa biodiversidade”, destacou David Almeida.

“Por determinação do prefeito David Almeida, o Implurb está desenvolvendo os trabalhos iniciais do projeto do aquário de Manaus. Já fizemos visitas técnicas em aquários de referência no país e definimos o conceito da obra. A proposta se integra ao perímetro do Largo de São Vicente, unindo atrativos turísticos e equipamentos culturais que estão sendo revitalizados. É mais uma iniciativa para tornar o Centro um destino vibrante, acessível e conectado com a nossa identidade amazônica”, afirmou o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.

Lembra do aviaquário?

Em 1937, o pátio da escadaria da Igreja da Matriz, também no Centro da cidade, contava com o Aquário Comandante Armando Pinna e até um pequeno zoológico, era o Aviaquário Municipal.

De acordo com o historiador Otoni Mesquita, o Aviaquário Municipal de Manaus foi a principal obra do prefeito Antônio Maia. A ideia era que o espaço fosse uma demonstração da biodiversidade da Amazônia, assim como a negociação de peixes e outras espécies, principalmente, para a venda de alevinos (peixes recém saídos do ovo).

Leia a história completa: Portal Amazônia responde: o que aconteceu com o aviaquário de Manaus?

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Comissão de Direitos Humanos aprova criação da Política Nacional de Segurança dos Povos Indígenas

A proposta reafirma competências de vários órgãos de Estado relacionadas ao combate à violência contra os povos indígenas.

Leia também

Publicidade