Fotografia de castanheiro na Amazônia ganha prêmio e destaque internacional

O fotógrafo Dinho Rocha venceu na categoria 'Imagem Destacada' do Prêmio Portfólio FotoDoc 2025' com a fotografia de um castanheiro no Amapá.

Fotografia de castanheiro no Amapá ganha destaque internacional após prêmio. Foto: Dinho Rocha

O fotógrafo Dinho Rocha foi um dos ganhadores do Prêmio Portfólio FotoDoc 2025, na categoria ‘Imagem Destacada’. A foto premiada foi o ‘Castanheiro‘, feita na Reserva Extrativista do Rio Cajari, no Amapá. O anúncio foi feito no dia 22 de setembro.

A fotografia capturada por Dinho destaca expressão de comunidades que vivem da floresta Amazônica. O fotógrafo conseguiu registrar a essência do trabalhador castanheiro em meio a imensidão das matas.

Leia também: IA identifica mais de 600 castanheiras nativas em tempo recorde na Amazônia

Ao todo, foram 15 vencedores na categoria Imagem Destacada. O trabalho de Dinho concorria com mais de 3 mil fotografias do mundo todo.

Segundo Dinho, a foto foi feita durante uma gravação sobre castanheiros na comunidade do Açaizal, no município de Laranjal do Jari, no Sul do Estado.

Nas redes sociais, o profissional comemorou a conquista, ressaltando a importância dos extrativistas. Dinho dedicou o prêmio à família e aos amigos de profissão do Amapá.

“Presto meu agradecimento ao povo nortista trabalhador, guerreiro que é representado pelo nosso querido Castanheiro – o qual também agradeço por essa fotografia […] Esse prêmio eu dedico aos irmãos de lentes, os fotógrafos amapaenses que estão nas ruas, nas pautas e nas florestas registrando a nossa história e belezas”, disse.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Foto: Dinho Rocha

O artista e a fotografia

Dinho Rocha é fotógrafo profissional, ilustrador, designer e editor. Ele atua em diversas áreas do audiovisual, como editor e filmmaker.

Foi premiado internacionalmente pelo trabalho em programa de TV que destaca a natureza, cultura amazônica e turismo sustentável por meio da pesca esportiva.

Prêmio Portfólio FotoDoc

Neste ano, o concurso recebeu 3.597 inscrições de fotógrafos de todos os estados brasileiros e de 31 países, como Alemanha, China, Estados Unidos, França, Japão e México.

Ao todo, foram publicados 1.312 trabalhos: 661 imagens destacadas, 441 ensaios e 210 portfólios. Após nova análise, 60 finalistas foram selecionados — entre eles, 30 imagens destacadas, 21 ensaios e 9 portfólios.

Um júri com cinco integrantes se reuniu presencialmente em São Paulo para escolher os 25 vencedores. O festival será realizado de 4 a 8 de novembro na Panamericana Escola de Arte e Design, na capital paulista. Os trabalhos vencedores ficarão expostos até 10 de janeiro de 2026.

Outro prêmio que também destacou a Amazônia na categoria Imagem Destacada foi a de Martin Rojas, que retratou Sebastian: “líder indígena da comunidade Shuar na selva amazônica do Equador, posa diante de uma cachoeira intocada — coração da mata virgem primária, onde nunca houve intervenção humana”.

prêmio fotografia fotodoc 2025 - foto de martin rojas
Foto: Martin Rojas

*Com informações de Mariana Ferreira, da Rede Amazônica AP, e do Prêmio Portfólio FotoDoc

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Comissão de Direitos Humanos aprova criação da Política Nacional de Segurança dos Povos Indígenas

A proposta reafirma competências de vários órgãos de Estado relacionadas ao combate à violência contra os povos indígenas.

Leia também

Publicidade