Samba e alegria abrem campanha de carnaval do Hemopa

Um por todos e todos por um. Foi, literalmente, com esse propósito que quatro amigos doaram sangue no sábado (20), na sede da Fundação Hemopa, durante o primeiro grito de carnaval em parceria com o Grêmio Recreativo Beneficente Jurunense “Rancho não Posso me Amofiná”. A iniciativa buscou chamar atenção da população para o aumento de coletas. O índice de doação caiu 50%. Foram registradas 213 coletas. A ação reforça o estoque de sangue e garante o atendimento de aproximadamente 850 pacientes internados na rede hospitalar, a partir desta segunda-feira (22).

Durante todo o dia, o clima na instituição foi de alegria com a apresentação dos principais quesitos da escola de samba, entre eles, a bateria nota 10, mestre-sala e porta-bandeira, passistas, baianas e porta-estandarte, além de muita solidariedade.

Foto: Divulgação
Marcos Paulo, Soares de Souza, Tales Aylan e Luan Mendes doaram sangue para o pai do amigo Janderson Silva. “É uma amizade para todas as horas. É um gesto solidário quando mais preciso. Ainda ajudamos a melhorar o estoque de sangue do Hemopa”, disse Janderson, que agradeceu mais uma prova da amizade que só fortalece o grupo.O pai do representante comercial está internado no Hospital de Clínicas Gaspar Viana e vai passar por cirurgia cardíaca.

O operador de máquinas de câmbio Marcos Paulo, 35, foi pegar os demais amigos na casa de cada um deles. Doador do tipo sanguíneo O Negativo, teve sua primeira experiência há seis anos quando trabalhava em Barcarena e, desde então, não parou mais de doar sangue. “Hoje atendi o apelo de um amigo. Vou ajudar a salvar a vida do pai dele. Isso é uma satisfação imensa”.

Diferente do amigo, Tales Aylan, 19, que doou sangue pela primeira vez e vai seguir o exemplo de Marcos Paulo. “A partir de hoje vou repetir para continuar salvando outras vidas”, prometeu o jovem. O assistente administrativo Luan Mendes, 23, doou sangue pela segunda vez e está muito feliz em estar juntos com os amigos nessa hora tão importante.

As doações dos jovens ajudaram a reforçar o estoque técnico do hemocentro que vai iniciar a semana com mais tranquilidade para atender a demanda da rede hospitalar, no entanto, o coordenador de Hemoterapia da Fundação, o médico Carlos Victor Cunha, alerta a população para continuar doando sangue. “Estamos registrando uma acentuada queda no número de coletas este mês e, se a situação não for revertida, o atendimento transfusional da rede hospitalar poderá ser prejudicada e, cirurgias eletivas podem ser reprogramadas”, comentou.

O médico apela para o solidariedade daqueles que podem doar sangue para exercitar o ato, pelo menos, duas vezes ao ano para manter o estoque de sangue e garantir atendimento integral da demanda. “A necessidade de doação de sangue não termina com a campanha. Ela é constante”, alertou.

Dai a importância da parceria entre o Hemopa e o “Rancho Não Posso Me Amofiná” que foi firmada há 10 anos. O diretor de Comunicação da agremiação, o jornalista Rodrigo Monteiro, ressalta que eles sempre atendem o chamado do Hemopa. “Neste carnaval estamos convocando a nação ranchista e a comunidade jurunense pelas redes sociais e em todas as oportunidades, para colaborar com as campanhas do hemocentro e ajudar a restabelecer o estoque de sangue”, destacou.

Campanha

“Quem doa sangue tem amor no coração” é o tema da primeira ação estratégica do hemocentro paraense que será realizada de 3 a 9 de fevereiro e vai contar com lanche especial aos doadores.

Na abertura, (3), estão confirmadas as participações de Gigi Furtado, Mano Ió, D. Sandra, Sambloco e Jorginho Gomez, apresentações de Keyla Barros e Top Ritmos e customização das camisas da campanha recebidas pelos doadores. A campanha será promovida também nos Hemocentros Regionais de Castanhal, Santarém e Marabá; e nos Hemonúcleos de Redenção, Abaetetuba, Altamira, Tucuruí e Capanema, cada uma das unidades com datas e programações especificas.

Para ser um doador de sangue, basta ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação original e com foto.

Serviço

O Hemopa fica a travessa Padre Eutíquio, número 2109, bairro de Batista Campos, e na Unidade de Coleta Castanheira, no Pórtico Metrópole, na entrada do shopping Castanheira (BR-316, km 1). As coletas são feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações: 3110-6561 / 0800 280 8118.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Fotografia de parto feita por amazonense é única da região Norte em exposição em Paris

Registro de Anne Lucy, especialista em fotografar nascimentos, ganhou espaço na mostra 'LOVE', que reuniu fotografias de vários artistas de diferentes países na França.

Leia também

Publicidade