Qualidade do ar: população deve redobrar cuidados com a saúde no período de seca

Com a piora na qualidade do ar, a incidência de doenças decorrentes da baixa umidade, como rinite alérgica e asma aumenta. 

Com a piora na qualidade do ar no Acre, a incidência de doenças decorrentes da baixa umidade, como rinite alérgica e asma, além de problemas na pele, nos olhos e sangramento nasal aumenta. As doenças respiratórias são as mais preocupantes, principalmente entre crianças, idosos e gestantes. Por isso, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) faz o alerta para que a população tome precauções neste período.

Desde o dia 19 de setembro o Acre está em situação de emergência diante do estado crítico da qualidade do ar desencadeada pela seca e queimadas. Sobretudo, além das ações emergenciais que estão sendo adotadas pelo governo do Acre, a população também precisa fazer a sua parte.

“Sobre as ações de prevenção, deve-se evitar a exposição aos horários com pior qualidade do ar, evitar as queimadas de fundo de quintal”,

destaca Edvan de Meneses, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde da Sesacre.

Foto: Odair Leal/Sesacre

Conforme o 4º Boletim Epidemiológico emitido pela Vigilância em Saúde de Populações Expostas à Poluição Atmosférica, os alertas têm se intensificado precisamente nos meses de agosto e setembro, sendo das 16h às 9h os horários que requerem maior atenção por parte da população, para evitar problemas de saúde.

Com os cuidados redobrados neste período, é importante que a população esteja atenta e, ao sinal de mal-estar, deve-se buscar acompanhamento médico, como alerta Edvan Meneses.

“Se houver sinais e sintomas gripais, deve-se buscar uma unidade de saúde, visto que existem sinais e sintomas gripais por causas alérgicas, causados pela fumaça”,

finaliza.

Confira algumas dicas para passar pelo período de seca sem complicações: 

– Aumente a hidratação, ingerindo mais água, suco natural e água de coco;

– Faça refeições leves, com muitas frutas e legumes;

– Evite atividades físicas nas horas mais quentes do dia;

– A pele e os lábios também podem sofrer com a baixa umidade. Use hidratantes para ajudar;

– Soro fisiológico ajuda na hidratação das vias áreas. Pingue algumas gotas nos olhos e no nariz caso sinta necessidade. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Plano Nacional de Mineração 2030: geologia, mineração, transformação mineral

O Brasil, salienta o Plano, é um importante produtor mundial de minérios; contudo, seu consumo per capita encontra-se entre 15% e 30% dos países que já lograram atingir níveis mais elevados de desenvolvimento.

Leia também

Publicidade