Em Belém, prefeitura inicia distribuição gratuita de autotestes para HIV

A ferramenta de prevenção permite que a pessoa saiba, precocemente, o diagnóstico do HIV, podendo ser realizado no local de preferência.

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), iniciou nesta segunda-feira (11), a distribuição de autotestes para HIV/Aids, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). A ferramenta de prevenção permite que a pessoa saiba, precocemente, o diagnóstico do HIV, podendo ser realizado no local de preferência. Belém recebeu um total de 4 mil autotestes.

Teste para HIV. (Foto:Divulgação)

No primeiro dia da entrega do produto, mais de dez usuários buscaram o serviço no CTA e, cerca de 20 autotestes foram dispensados. Segundo o gerente Harry Sardinha, a tendência é que a procura aumente à medida que os usuários tomem maior conhecimento do produto.

“Estamos em período de lockdown e, ainda assim, consideramos que o primeiro dia foi bastante intenso e produtivo. Recebemos também muitos e-mails e telefonemas para esclarecer dúvidas sobre o autoteste”, ressaltou.

Uma das principais dúvidas, ainda de acordo com o gerente, é sobre o tipo de vírus a que o produto se destina. “Orientamos muitos usuários de que o autoteste é para detecção do HIV e não para outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e nem para a Covid-19”, esclareceu.

Harry Sardinha, gerente do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). (Foto:Divulgação/Agência Belém)

O serviço foi muito bem elogiado pelos usuários, sobretudo, por conta da agilidade. “Não houve necessidade de aglomeração e, alguns usuários até levaram o autoteste para os seus parceiros sexuais, para aqueles que não disponibilizam de tempo para ir até o serviço de saúde devido ao trabalho ou outros motivos”, contou o gerente.

Autoteste

O instrumento de prevenção traz o dispositivo de teste, um líquido reagente, uma lanceta (para furar o dedo), um sachê de álcool e um capilar (tubo para coletar o sangue). O resultado demora cerca de 20 minutos para aparecer. O teste deve ser repetido após 30 dias, caso o resultado seja negativo e, se for regente positivo, deve ser confirmado em um serviço de saúde.

O teste é direcionado a casais sorodiferentes (quando um dos parceiros vive com HIV e o outro não), travestis, transexuais, homens que fazem sexo com homens (HSH) e trabalhadores do sexo. “Esta é mais uma ferramenta de prevenção e que representa autonomia para o usuário. Possibilita que a pessoa decida o momento em que vai realizar o exame e, se necessário, com quem ela deseja fazer”, destacou o coordenador da Referência Técnica IST/Aids e Hepatites Virais da Sesma, Reginaldo Junior.

Entrega dos autotestes. (Foto:Divulgação/Agência Belém)

“Por meio deste serviço, conseguiremos atingir uma parte da população que, por algum motivo, ainda não conseguiu chegar ao serviço de saúde, mas que deve e precisa manter os cuidados com a saúde sexual”, concluiu Sardinha.

Serviço

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na avenida Almirante Tamandaré, esquina com a rua São Pedro, no bairro da Campina, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Festival Amazônia Mapping reúne atrações internacionais em Belém; confira a programação

O line-up do festival traz espetáculos de música e imagem como o Ciclope Studio, projeto de artes visuais da Bolívia e o feat entre Tambores do Pacoval e Mestra Bigica.

Leia também

Publicidade