Malária lidera pesquisas realizadas pela FMT no Amazonas em 2016

Foto: Divulgação/FMT-HVD

A Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), unidade de referência na área de doenças infecciosas e tropicais no Estado, teve 135 trabalhos, entre resumos e artigos, publicados em eventos científicos no ano passado. Desse total, 52 foram na área de malária.

A diretora presidente da FMT-HVD, Graça Alecrim, ressalta que a malária é uma das doenças infecciosas mais incidentes na região amazônica, por isso a importância de pesquisas na área. “É através das pesquisas que se identificam medicamentos e tratamentos que vão dar maior qualidade de vida para os pacientes”, destacou.

A FMT-HVD, vinculada à Secretaria Estadual de Saúde (Susam), apresentou 88 resumos em eventos científicos e teve 47 artigos completos publicados em periódicos, no ano passado. Destes, 22 (47%) têm entre os autores alunos e docentes do Programa de Pós-graduação em Medicina Tropical (PPGMT) da FMT-HVD, que é desenvolvido em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

O PPGMT é avaliado com conceito 5 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na área de avaliação de Medicina II. O programa conta com 93 estudantes cursando mestrado e doutorado, 25 deles tendo iniciado as atividades neste mês.

De acordo com Graça Alecrim, em razão da crise econômica no país, houve diminuição nas chamadas para os editais de fomento a pesquisa, mas manteve bons resultados na área. Atualmente, 107 projetos estão em andamento, sendo 25 (23%) de iniciação científica, 30 (28%) de mestrado, 37 (34%) de doutorado e 15 (14%) executados de forma institucional ou individualmente por pesquisadores da FMT, vinculados aos grupos de pesquisa certificados junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A FMT-HVD realizou 1.440.950 atendimentos e exames em 2016. Em 2015, foram 299.340 atendimentos e 1.030.289 milhão procedimentos laboratoriais.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade