Prevenir brincando: FVS-RCP lança Jogos Digitais ‘Xô Dengue’

A iniciativa, que mistura diversão e cuidado com a saúde, foi criada por um grupo de profissionais da Diretoria de Vigilância Ambiental junto com o setor pedagógico da FVS-RCP.

Foto: Edu Prado/FVS-RCP

Em uma nova ação estratégica contra o Aedes aegypti, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) lançou o pacote de jogos digitais ‘Xô Dengue!’, uma experiência interativa feita para envolver o público infantojuvenil na luta contra as arboviroses, estimulando o conhecimento e incentivando a prática diária da prevenção como um verdadeiro estilo de vida.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

A iniciativa, que mistura diversão e cuidado com a saúde, foi criada por um grupo de profissionais da Diretoria de Vigilância Ambiental junto com o setor pedagógico da FVS-RCP.

O projeto tem três jogos diferentes: Quiz do Mosquito, Jogo da Memória e Esmague o Mosquito. Ele é feito especialmente para alunos do Ensino Fundamental I e II e já está disponível para celular, pelo aplicativo, e também online no site da FVS-RCP.

Leia também: Dengue, Zika e Chikungunya: como identificar e se prevenir das doenças que aumentam no período chuvoso na Amazônia

Jogo virtual Xô Dengue. Foto: Reprodução/FVS-Rosemary Costa Pinto

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que a Fundação está em constante processo de inovação para alcançar resultados.

“O mundo está em constante transformação, assim como a adaptação desse pequeno mosquito, o que exige que nossas estratégias também evoluam para continuar eficazes no combate às arboviroses. A informação por meio da educação faz parte fundamental desta missão”, completou.

Novas gerações

Segundo o diretor de Vigilância Ambiental (DVA) da FVS, Elder Figueira, a inserção de tecnologias digitais é fundamental para modernizar as estratégias de saúde pública.

“Precisamos falar a língua das novas gerações. Ao utilizarmos jogos, conseguimos levar a mensagem de prevenção para dentro das casas de forma leve, mas eficaz”, destaca.

Jogo virtual Xô Dengue. Foto: Reprodução/FVS-Rosemary Costa Pinto

Leia também: Como combater a dengue: 11 dicas práticas para evitar a proliferação do Aedes aegypti

Um dos idealizadores do projeto, Dê Ângelo Cruz, explica que a ideia é baseada na Aprendizagem Significativa.

“O objetivo é que as crianças, além de se divertirem, aprendam os cuidados básicos, como não deixar água parada e manter os quintais limpos. Queremos que esse aprendizado seja importante para elas, para que se tornem agentes que espalhem a prevenção da Dengue, Zika e Chikungunya dentro de casa”, explica.

Para assegurar a qualidade técnica e pedagógica, o desenvolvimento dos jogos passou por rigorosas etapas de validação. A gerente de Arboviroses da FVS-RCP, Luzia Mustafa, supervisionou o conteúdo, confirmando a precisão das informações biológicas sobre o mosquito.

Paralelamente, a pedagoga órgão Ivanilde Mafra ajustou as dinâmicas dos jogos para atender às necessidades cognitivas dos estudantes.

Quiz sobre a Dengue. Foto: Reprodução/FVS-Rosemary Costa Pinto

A ferramenta digital “Xô Dengue!” chega em um momento importante, com o início das chuvas e o aumento do risco de novos casos de arboviroses no Estado. Aliando ciência rigorosa a uma abordagem pedagógica, o projeto oferece uma experiência educativa que incentiva crianças e jovens a incorporarem hábitos de prevenção no dia a dia. Dessa forma, eles se tornam agentes multiplicadores, ampliando o combate ao Aedes aegypti e protegendo suas comunidades.

*Com informações da Agência Amazonas

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Dois parques do Acre são indicados para turismo de observação de aves no Brasil

Localizados no interior do estado, o Parque Estadual Chandless e o Parque Nacional da Serra do Divisor são indicações ideais para a prática do 'birdwatching' no país..

Leia também

Publicidade