Fitoterapia: médico descreve prática ancestral de cura com ervas da Amazônia em livro

Método que valoriza o conhecimento dos povos tradicionais é reconhecido pelo SUS desde 2006. Obra foi escrita pelo clínico geral Dr. Jarbas Ataíde e lançada em Macapá.

Erva Cidreira. Foto: Divulgação

O conhecimento medicinal dos povos da floresta é a base do livro ‘Plantas Medicinais e Fitoterápicos: uma abordagem tradicional em fitoterapia na Amazônia‘, do escritor e clínico geral, doutor Jarbas Ataíde. A obra foi lançada em Macapá (AP) no dia 3 de abril.

O livro valoriza a prática ancestral de buscar tratamentos alternativos com ervas disponíveis na Amazônia. A ideia é entender como as plantas usadas impactam na vida dos pacientes e quais são os benefícios de cada uma delas.

Leia também: Conheça quais plantas são mais utilizadas na fitoterapia e como remédios naturais

O método de tratamento é reconhecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2006. Os profissionais buscam associar os medicamentos naturais aos industrializados já conhecidos no mercado farmacêutico.

O escritor destaca que muitas dessas ervas utilizadas na medicina natural estão disponíveis nos quintais das casas, o que aproxima os pacientes dessa prática de cura.

“O livro é um resgate da fisioterapia tradicional da Amazônia. Ele apresenta uma breve história da fisioterapia clínica e prescrição fitoterápica […] Em nossa cultura, a população tem a primeira vocacional ao adoecer: buscar um atendimento mais natural, seja no seu quintal, na sua horta, lá estão presentes as plantas medicinais da Amazônia”, disse Jarbas.

Foto: Dr. Jarbas Ataíde/Arquivo pessoal

A medicina inspirada nos costumes dos povos tradicionais é comum principalmente no Norte do país, onde há abundância dessas ervas. Alguma delas são: Capim-marinho, Alfavacão, Erva Cidreira e Hortelanzinho.

Os princípios ativos dos fitoterápicos podem ser extraídos das raízes, flores, folhas, caule e sementes das plantas. Veja alguns benefícios da Fitoterapia apontado no livro:

Auxilia, trata, previne, recupera e nutre, agindo nas causas e com pouco efeitos colaterais;
Prática terapêutica integrativa e holística, que atua no corpo, mente e emoções;
Terapia complementar que pode ser associada aos tratamentos convencionais, em todas as idades.

Foto: Dr. Jarbas Ataíde/Arquivo pessoal

Conheça o autor do livro

Jarbas Ataíde é médico, escritor e poeta, graduado há 39 anos pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Além disso, Ataide tem qualificação em epidemiologia pela Universidade Federal do Amapá (Unifap) e plantas medicinais pela Universidade Federal de Lavras (Ufla-MG).

O médico é um dos pesquisadores do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa).

*Por Mariana Ferreira, da Rede Amazônia AP

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade