Estiagem: municípios do Amazonas decretam situação de emergência


Em Barcelos as queimadas e estiagem levaram o município a situação de emergência. Foto: Divulgação/Defesa Civil-AM

MANAUS – Quatro municípios do Amazonas estão em situação de anormalidade por causa da falta de chuvas no Estado. A situação é preocupante em todos os município da Calha do Rio Negro, que ficam no Norte do Estado, na fronteira com Roraima. A estiagem agrava a vazante do rio e, por causa da baixa umidade do ar, favorece o aumento do número de queimadas. Nesta quinta-feira (11), a Defesa Civil do Amazonas (Defesa Civil-AM) anunciou que medidas de contigência já estão em andamento para minimizar o impacto.
O local por onde passa a caudalosa Corredeira do Urubuí em Presidente Figueiredo está praticamente seca. Foto: Divulgação/Defesa Civil-AM

Os primeiros municípios a decretarem Situação de Emergência foram Barcelos (distante 399 quilômetros da capital) e Presidente Figueiredo (a 107 quilômetros de Manaus). O primeiro por causa do grande número de queimadas. Nos próximos dias, a cidade vai ganhar mais um decreto de emergência por causa da vazante do rio. O segundo por causa do risco de desabastecimento e isolamento de comunidades.”Nossa maior preocupação com os municípios do interior é com a documentação necessária para a publicação do decreto de emergência. Sem essa documentação, os municípios ficam impedidos de acessar recursos emergenciais e receber ajuda dos Governos Estadual e Federal.”, disse o secretário-executivo de Defesa Civil-AM, coronel Fernando Júnior.A Defesa Civil-AM vai atuar levando água em carros-pipa às comunidades acessíveis por via terrestre. O órgão também vai cavar poços artesianos para atender localidades que ficarem isoladas. Além de água, estas localidades também devem receber combustível. “As medidas que estamos adotando a partir de hoje, neste inverno atípico, já vão servir para minimizar os efeitos do nosso verão”, disse. “Nunca se viu os níveis dos rios [Negro e Branco] tão baixos”, acrescenta.Em Presidente Figueiredo a sede do município já está com o abastecimento comprometido. “Fizemos um poço artesiano para prestar assistência as localidades com abastecimento de água comprometido”, explicou o coronel. Comunidades como Nova Floresta, Canastra, Nova Jerusalém e Jardim Floresta já estão sendo atendidas com mil litros de água por dia levados por caminhões-pipa. “Nestas localidades a preocupação é falta de água potável em hospitais e comunidades”, acrescenta.Em Barcelos a baixa umidade do ar favoreceu uma série de queimadas. “Choveu nos últimos dias. Foi pouco, mas o bastante para aumentar a umidade relativa do ar e reduzir o número de focos de incêndio”, avalia o secretário-executivo lembrando que o órgão está no município com o Corpo de Bombeiros para combater incêndios florestais desde janeiro.Alerta
Santa Isabel do Rio Negro deve decretar emergência nos próximos dias. Foto: Divulgação/Defesa Civil-AM

Os municípios de Santa Isabel do Rio Negro (a 630 quilômetros de Manaus) e São Gabriel da Cachoeira (distante 852 quilômetros da capital) estão em situação de alerta, mas é certo que decretem Emergência nos próximos dias. Antes do feriado de Carnaval, a Defesa Civil mantém equipes nestes municípios para avaliar a situação e conceder o decreto.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade