Adepará inicia saneamento para combater focos de Anemia Infecciosa em cavalos

O procedimento é previsto por lei após casos positivos da doença.

A Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) iniciou nesta quinta-feira, (11), o trabalho de saneamento para combater focos de Anemia Infecciosa Equídea (AIE) em propriedades localizadas em Castelo dos Sonhos, distrito do município de Altamira, no Oeste do Estado.

O procedimento é previsto por lei após casos positivos da doença. Durante o processo, as propriedades são interditadas, ficando proibida a entrada e saída de equinos, asininos e muares (cavalos, burros e jumentos). Apenas após dois exames negativos para a AIE, consecutivos e realizados no intervalo de 30 e 60 dias, as propriedades poderão ser desinterditadas.

Foto : Divulgação / Adepará

“Aproveitamos a oportunidade para esclarecer dúvidas dos produtores sobre o Programa Estadual de Sanidade Equídea (Pese), que tem ênfase em Anemia Infecciosa em cavalos, burros e jumentos e Mormo (doença infecciosa causada pela bactéria), além de orientação sobre trânsito e cadastramento de propriedades com criação de cavalo e o burro”, detalhou a médica veterinária e fiscal estadual agropecuária, Ana Paula Pinto.

Cadastro

 Todos os estabelecimentos de criação de equídeos, como haras, hípicas e hipódromos, e criadores de área urbana e rural, devem estar cadastrados na Adepará. Para transportar os animais, o produtor deve ter em mãos a Guia de Trânsito Animal (GTA) de acordo com a finalidade; os exames negativos de Anemia Infecciosa Equina e Mormo, juntamente com atestado de vacinação contra Influenza equina.

Anemia Infecciosa

A Anemia Infecciosa Equina (AIE) é causada por um vírus da família Retrovírus. O vírus, uma vez instalado no organismo do animal, permanece por toda a vida, mesmo quando não provoca sintomas. Não há tratamento efetivo ou vacina para a doença. O animal infectado torna-se portador permanente da doença, sendo fonte de infecção.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.

Leia também

Publicidade