Space Apps Challenge: Boa Vista recebe competição de inovação da Nasa

A ideia da competição é permitir aos cidadãos o acesso a dados abertos da Nasa e, com eles, propor – em 48 horas – soluções criativas e inovadoras para problemas enfrentados na terra e no espaço.

Boa Vista (RR) recebe o Space Apps Challenge, um evento da Nasa, a agência espacial norte-americana, nos dias 6, 7 e 8 de outubro. O evento busca soluções inovadoras para resolver problemas mundiais. As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 3 de outubro.

A ideia da competição é permitir aos cidadãos o acesso a dados abertos da Nasa e, com eles, propor – em 48 horas – soluções criativas e inovadoras para problemas enfrentados na terra e no espaço.

O evento é híbrido, com disponibilização de 50 vagas para participação presencial e 100 para participação online. Na presencial, que acontece no Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), podem se inscrever somente pessoas acima dos 18 anos.

Foto: Divulgação/PMBV

Os desafios apresentados possuem os temas: observar, informar, sustentar, criar, enfrentar e conectar. Com base nesses eixos, os participantes devem criar aplicativos para celular/computador, jogos, vídeos, ferramentas de ensino e demais alternativas que solucionem desafios que envolvam o meio ambiente, desenvolvimento social, inovação, inteligência, combate a fome, prevenção de desastres, comunicação, educação, dentre outros.

Segundo o secretário municipal de Tecnologia e Inclusão Digital (SMTI), Antonio Celso, o evento representa uma oportunidade para pessoas de diversas áreas, como humanas, exatas ou biológicas, curiosos, inovadores e criativos.

“Qualquer pessoa pode e deve participar! Graças ao trabalho desenvolvido pela prefeitura na área de ciência, tecnologia e inovação fomos selecionados para esse evento mundial, que permite acesso a dados e conhecimentos que são para poucos. Nossa capital tem a melhor educação básica do país e, por conta disso, temos um grande potencial para contribuirmos, de fato, com esses desafios”, disse Antonio Celso.

As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet, por meio de formulário. Elas passarão pela análise de uma equipe técnica do evento, que entrará em contato com os candidatos que atenderem aos critérios.

No dia 6 de outubro, uma equipe do CCTI promoverá, das 18h às 22h, um encontro junto aos candidatos selecionados para fornecer detalhes técnicos sobre o evento e sanar eventuais dúvidas.

A competição contará com o apoio de 11 agências espaciais de todo o mundo, incluindo a Agência Espacial Brasileira (AEB). 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Áreas de pecuária na Amazônia apresentam maior incidência de leishmaniose cutânea, mostra estudo

Dados foram coletados em mais de 500 municípios. Moléstia gera 50 mil casos anualmente em todo o mundo, e é uma das dez doenças negligenciadas que mais despertam preocupação entre autoridades médicas.

Leia também

Publicidade