Além do enfrentamento da Covid-19, os habitantes do Estado passaram por terremoto, conflitos e até ataque digital. Confira os fatos que marcaram o Estado na ‘Retrospectiva 2021 – Roraima’, no Portal Amazônia.
O mês de dezembro marca o fim de um ano. Em 2021, os roraimenses tiveram que enfrentar, além da Covid-19, terremoto, ataque digital e os conflitos em áreas indígenas. Contudo, também tiveram motivos para se alegrarem.
O Portal Amazônia preparou uma a ‘Retrospectiva 2021 – Roraima’ com os principais números e dados do este ano. Confira:
O primeiro
ÀS 0h09, do dia 1° de janeiro de 2021, nasceu o pequeno Jesus. Mas, calma, que estamos falando do primeiro bebê nascido em Roraima em 2021. O menino é indígena da comunidade Macuxi. No momento do nascimento, ele pesava 3,1 kg e media 48 centímetros. Os pais se chamam Eliane Raposo e Valdemir Calixto, que vivem no município de Uiramutã.
Nascimentos e mortes
De acordo com os dados emitidos pelo Portal de Transparência do Registro Civil, da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), o Estado de Roraima registrou 11.686 nascimentos, 468 a mais que em 2020 até o momento. Somente em Boa Vista, a capital, foram mais de 9,5 mil. Já os óbitos registrados foram 3.508, enquanto em 2020 foram 3.169.
Covid19 e vacina
Até o dia 22 de dezembro de 2021, contava com 128.789 casos confirmados da Covid-19. O número de óbitos causados pela doença foram 2.074. Já o número de doses das vacinas chegaram a 1.212.538.
Nomes mais registrados
O primeiro pode ter sido Jesus, porém, os nomes mais utilizados nas crianças de Roraima foram Arthur, Gael e Laura. As informações também foram divulgadas pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen).
Os nomes fazem parte da base de dados dos Cartórios de Registro Civil. Os nomes Arthur e Gael tiveram 53 registros nos cartórios, enquanto Laura teve 43.
Crescimento populacional
Em 2021, a população roraimense chegou a 652,7 mil habitantes. A estimativa foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, Roraima é um dos Estados com menos de 1 milhão de habitantes no país e o com menor número de municípios: 15.
Casamentos
Os roraimenses prepararam muitos bem-casados este ano, afinal, o Estado registrou 1.954 casamentos. Boa Vista registrou 1.647 matrimônios até o fechamento desta matéria. E o município com o menor número foi Bonfim, com apenas cinco.
Será que você foi um dos que pegou o buquê?
Tremores
Dois tremores de terra foram sentidos em Roraima no ano de 2021. O primeiro foi registrado no dia 31 de janeiro e atingiu 5,7 na escala Richter. O outro abalo sísmico atingiu alguns municípios do Estado e alcançou a marca de 4,7.
Conflito em Terra Indígena
No dia 12 de maio, o Exército Brasileiro enviou uma equipe da Polícia Federal à comunidade de Palimiú. O lugar foi palco de um conflito armado entre garimpeiros e indígenas.
A Terra Indígena Yanomami é alvo do garimpo ilegal de ouro desde a década de 1980. Mas, nos últimos anos, a busca pelo minério se intensificou, segundo o Instituto Socioambiental (ISA), causando degradação da floresta e ameaçando a saúde dos moradores, que realizam manifestações.
Paixão nacional
Seis mil quilômetros. Essa foi a distância que o roraimense Gabriel Teixeira Marques, de 31 anos, percorreu para assistir o jogo do Flamengo na final da Copa Libertadores da América de 2021, torneio de futebol anual, que aconteceu em Montevidéu, no Uruguai, este ano.
O evento ocorreu em 27 de novembro e a história do ciclista rubro-negro ficou conhecida nas redes sociais. Detalhe: ele nem tinha o ingresso para assistir o jogo.
Ataque digital
A internet surgiu para facilitar a vida da humanidade, certo? Bem, algumas pessoas acabam utilizando suas habilidades online para prejudicar os outros. Como aconteceu com o site da Universidade Federal de Roraima (UFRR), que foi hackeado no dia 19 de julho de 2021. O responsável pelo ataque ainda “brincou” com informações sobre a bolsa de medicina.
Offline
Ficar offline, desconectado da internet, é um pesadelo para a maioria dos internautas. No dia 28 de agosto de 2021, o Estado ficou completamente sem internet das 9h às 14h. O rompimento da fibra ótica foi o motivo que deixou os roraimenses sem acesso à internet, ligações e sistemas bancários. Até mesmo o envio de SMS (mensagens de texto curtas) foram impossibilitados em algumas operadoras.
Representatividade indígena
A beleza indígena ganhou destaque em 2021 porque Roraima sediou a primeira edição do Miss Indígena. A vencedora foi a indígena da etnia Wapichana, Mari Williams, de 18 anos, da comunidade Raimundão, em Alto Alegre.
Conta pra gente: lembra de mais algum fato ou curiosidade que marcou seu Estado?