Máquina de debulhar feijão criada em Roraima ganha prêmio por inovação

Máquina debulhadora de feijão-verde criada por Francisco Edvan Ferreira reduz de quatro horas para uma hora o tempo de serviço.

Francisco Edvan Ferreira com a máquina de debulhar feijão. Foto: Ailton Alves/Rede Amazônica RR

O produtor rural Francisco Edvan Ferreira criou uma máquina de debulhar feijão verde que agiliza o tempo de trabalho. A invenção garantiu a ele o 1º Prêmio AgroInventor de Roraima.

Leia também: Prêmio AgroInventores de Roraima impulsiona inovação durante Expoferr Show 2025

Com a máquina, em uma hora ele debulha 30 litros de feijão. Antes, esse trabalho era manual e demorava até quatro horas para ter o mesmo resultado.

“A mão de obra aqui é escassa, então precisamos buscar alguma melhoria para facilitar a vida”, disse, orgulhoso da invenção.

Francisco Edvan tem um sítio na região do Bom Intento, zona rural de Boa Vista, onde vive há seis anos. Foi lá que desenvolveu a máquina debulhadora. Na propriedade, além do feijão, também produz milho e abóbora, que são vendidos na vizinhança e em feiras públicas da cidade.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

A máquina é feita com chapas de metal, motor e uma engrenagem que garante o funcionamento. O equipamento rendeu a ele R$ 5 mil ao conquistar o 1º lugar no prêmio AgroInventor, iniciativa da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação (Seadi), com apoio da Federação da Agricultura e Pecuária de Roraima (Faerr) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O prêmio reconheceu projetos de inovação e tecnologia voltados ao agronegócio e à agricultura familiar no estado. “Simples, muito eficiente, até para o próprio consumo”, resumiu, sobre a utilidade da debulhadora.

Com o sucesso, ele decidiu comercializar a máquina, que tem sido vendida em Roraima. A ideia é expandir para outros estados, mas a logística ainda é um desafio.

Francisco Edvan Ferreira com a máquina de debulhar feijão. Foto: Ailton Alves/Rede Amazônica RR
Francisco Edvan Ferreira com a máquina de debulhar feijão. Foto: Ailton Alves/Rede Amazônica RR

Criação da máquina teve acompanhamento do Sebrae

Francisco também foi selecionado para o programa Agentes Locais de Inovação Rural (ALI Rural), do Sebrae. Desde setembro, ele recebe acompanhamento do agente Danverson Chaves. O programa, criado em 2022 para todo o Brasil e iniciado em Roraima no mesmo ano, já atendeu mais de 300 produtores rurais no estado.

Para ampliar o alcance do trabalho, o produtor e a esposa têm apostado em vídeos nas redes sociais. Um deles superou um milhão de visualizações. O produtor pretende patentear a máquina de debulhar feijão.

*Por Ailton Alves, da Rede Amazônica RR

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Peru habilita 36 estabelecimentos nacionais para exportar material genético animal

Dos 525 mercados novos mercados abertos para itens agropecuários brasileiros desde 2023 no Peru, 79 foram para material genético animal.

Leia também

Publicidade