Máquina de debulhar feijão criada em Roraima ganha prêmio por inovação

Máquina debulhadora de feijão-verde criada por Francisco Edvan Ferreira reduz de quatro horas para uma hora o tempo de serviço.

Francisco Edvan Ferreira com a máquina de debulhar feijão. Foto: Ailton Alves/Rede Amazônica RR

O produtor rural Francisco Edvan Ferreira criou uma máquina de debulhar feijão verde que agiliza o tempo de trabalho. A invenção garantiu a ele o 1º Prêmio AgroInventor de Roraima.

Leia também: Prêmio AgroInventores de Roraima impulsiona inovação durante Expoferr Show 2025

Com a máquina, em uma hora ele debulha 30 litros de feijão. Antes, esse trabalho era manual e demorava até quatro horas para ter o mesmo resultado.

“A mão de obra aqui é escassa, então precisamos buscar alguma melhoria para facilitar a vida”, disse, orgulhoso da invenção.

Francisco Edvan tem um sítio na região do Bom Intento, zona rural de Boa Vista, onde vive há seis anos. Foi lá que desenvolveu a máquina debulhadora. Na propriedade, além do feijão, também produz milho e abóbora, que são vendidos na vizinhança e em feiras públicas da cidade.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

A máquina é feita com chapas de metal, motor e uma engrenagem que garante o funcionamento. O equipamento rendeu a ele R$ 5 mil ao conquistar o 1º lugar no prêmio AgroInventor, iniciativa da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação (Seadi), com apoio da Federação da Agricultura e Pecuária de Roraima (Faerr) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O prêmio reconheceu projetos de inovação e tecnologia voltados ao agronegócio e à agricultura familiar no estado. “Simples, muito eficiente, até para o próprio consumo”, resumiu, sobre a utilidade da debulhadora.

Com o sucesso, ele decidiu comercializar a máquina, que tem sido vendida em Roraima. A ideia é expandir para outros estados, mas a logística ainda é um desafio.

Francisco Edvan Ferreira com a máquina de debulhar feijão. Foto: Ailton Alves/Rede Amazônica RR
Francisco Edvan Ferreira com a máquina de debulhar feijão. Foto: Ailton Alves/Rede Amazônica RR

Criação da máquina teve acompanhamento do Sebrae

Francisco também foi selecionado para o programa Agentes Locais de Inovação Rural (ALI Rural), do Sebrae. Desde setembro, ele recebe acompanhamento do agente Danverson Chaves. O programa, criado em 2022 para todo o Brasil e iniciado em Roraima no mesmo ano, já atendeu mais de 300 produtores rurais no estado.

Para ampliar o alcance do trabalho, o produtor e a esposa têm apostado em vídeos nas redes sociais. Um deles superou um milhão de visualizações. O produtor pretende patentear a máquina de debulhar feijão.

*Por Ailton Alves, da Rede Amazônica RR

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Comissão de Direitos Humanos aprova criação da Política Nacional de Segurança dos Povos Indígenas

A proposta reafirma competências de vários órgãos de Estado relacionadas ao combate à violência contra os povos indígenas.

Leia também

Publicidade