Força da mulher no campo ganha destaque no Pavilhão da Agricultura Familiar durante a AgroBV 2022

São em torno de 20 mulheres no pavilhão da feira, mostrando detalhes da produção de pimentas, batata-doce, banana, macaxeira e muito mais.

Cerca de 50 agricultores, atendidos pela Prefeitura de Boa Vista, estão participando da AgroBV 2022, considerado o maior evento agro de Roraima. Nos 20 boxes do Pavilhão da Agricultura Familiar, os visitantes encontram de tudo um pouco, como lanches, hortifrútis, molhos de pimenta, mel e artesanato indígena.

Um dos destaque é a presença de mulheres empreendedoras que representam a força feminina no campo. São em torno de 20 mulheres no pavilhão da AgroBV, caracterizadas com avental rosa feito, especialmente, para este momento. Tem mulher na produção de pimentas, na batata-doce, banana, macaxeira e muito mais.

Foto: Fernando Teixeira/Semuc/PMBV

Dalva Conceição é uma delas e representa o Polo da Batata Doce. Ela e mais outras mulheres e homens produtores da vicinal 2, do PA Nova Amazônia, estão unidos na produção de derivados de um dos mais ricos e nutritivos vegetais da culinária brasileira.

“Hoje produzimos a farinha de batata-doce e temos também a batata chips. A mulher é a força do campo, é geração de renda, é sustentabilidade para a família. Estamos acreditando e tendo apoio. É importante quando o poder público reconhece as nossas práticas, fortalece o campo e a alimentação na mesa de quem está na cidade. A AgroBV é responsabilidade de todos nós e de toda a sociedade”, disse Dalva. 

AgroBV 2022

A iniciativa é um dos pontos tratados na maior feira Agro do Estado de Roraima, a AgroBV. O evento iniciou sexta-feira (22), com palestras técnicas voltadas aos produtores rurais. E nos dias 23 e 24, a partir das 8h, é aberta ao público para conhecer todo o Campo Experimental, no Centro de Difusão Tecnológica (CDT), que fica na região do Bom Intento (km 5), a 17km da capital.

É possível conferir as exposições de produtos de pequenos agricultores da zona rural, como também de empresas de outros Estados. No local, foram montados 32 estandes de expositores com máquinas, implementos, insumos agrícolas, veículos e agentes financiadores, em que os visitantes poderão obter informações, além de contratar linhas de crédito e financiamento no setor do Agronegócio. A Feira também conta com estacionamento exclusivo para o público, além de uma praça de alimentação.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Borboleta amazônica híbrida: pesquisa comprova nova espécie

As análises genéticas e ecológicas indicam que os primeiros cruzamentos entre as duas espécies de borboletas que originaram a nova ocorreram há cerca de 180 mil anos.

Leia também

Publicidade