Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Agosto 2022

Adaptação é o segredo para o cultivo de hortaliças em Roraima, garante empresário

52226145667_cc39f12ed7__20220722-183919_1

As hortaliças representam um importante grupo de vegetais cultivados em horta, onde partes como raízes, caules, folhas, frutos e sementes podem ser consumidos e proporcionam uma alimentação saudável. Mas para chegarem até o consumidor antes é preciso plantar, cultivar, certo? 

Durante a AgroBV, a Feira da Agricultura Familiar de Boa Vista, este ano, estão sendo apresentadas justamente soluções e ferramentas para que o plantio de diversas hortaliças consiga ter tanto uma boa colheita quanto seja viável para centenas de famílias de agricultores em Roraima. 

Assim, a comercialização e desenvolvimento de hortaliças e sementes é um dos temas abordados na AgroBV. De acordo com o representante da empresa Topseed em Roraima, Luiz Gilmar Antonella, além de sementes de hortaliças, também oferecem de flores e ervas.

Luiz Gilmar Antonella, representante da TopSeed. Foto: Prefeitura de Boa Vista

Com mais de 60 anos no mercado, a linha Topseed é composta por cultivares tradicionais rústicos, com manejo mais simples e produtivos. A marca tem uma grande importância dentro do portfólio da Agristar do Brasil. Além de ser a mais tradicional, ela atende a uma grande parcela de produtores com sementes de polinização aberta, produtivas e com grande aceitação comercial.

A ideia no AgroBV é mostrar detalhes acerca do plantio de hortaliças e de que forma esse plantio pode ser rentável e sustentável, através de um sistema de gotejamento que reduz o desperdício de água. 

"Estamos com um canteiro com quatro variedades de alfaces adaptadas ao clima de Roraima, abobrinha italiana, uma variedade híbrida de quiabo e três cultivares de melancia em dois sistemas de produção: um canteiro de terra normal e outro com uma cobertura com [um tipo de ] plástico no canteiro que evita excesso de umidade e uma série de vantagens", explicou Luiz.

Tipos de hortaliças

Existem ao todo três tipos de hortaliças: as tuberosas, na qual as partes consumidas crescem dentro do solo; as herbáceas, que compreendem vegetais cujas partes consumidas estão acima do solo e por fim, as hortaliças-fruto que compreende vegetais cujas partes aproveitáveis para o consumo são os frutos.

"Estamos apresentando sistemas simples para que o produtor possa ver que é possível produzir no período de chuva. Quando a gente chega aqui em Roraima tem muita coisa que dizem que não dá pra produzir. Poucas culturas não dá pra produzir no Estado, é só trazer uma cultivar adaptada ao clima quente, com adaptações para atender o Estado", garante.

AgroBV 2022

As sementes são um dos produtos expostos na maior feira Agro do Estado de Roraima, a AgroBV. O evento iniciou nesta sexta-feira (22), com palestras técnicas voltadas aos produtores rurais. E nos dias 23 e 24, a partir das 8h, é aberta ao público para conhecer todo o Campo Experimental, no Centro de Difusão Tecnológica (CDT), que fica na região do Bom Intento (km 5), a 17km da capital.

Também é possível conferir as exposições de produtos de pequenos agricultores da zona rural, como também de empresas de outros Estados. No local, foram montados 32 estandes de expositores com máquinas, implementos, insumos agrícolas, veículos e agentes financiadores, em que os visitantes poderão obter informações, além de contratar linhas de crédito e financiamento no setor do Agronegócio. A Feira também conta com estacionamento exclusivo para o público, além de uma praça de alimentação.


Veja mais notícias sobre Roraima.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Agosto 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/