Manaus 30º • Nublado
Sexta, 02 Dezembro 2022

Flor do Sol: Campo Experimental de Girassol atrai visitantes em Roraima

Você sabia que Roraima tem um belo campo de girassóis? O espaço foi o mais visitado para registros fotográficos, nos anos de 2020 e 2021, sendo o cenário perfeito para books e passeios turísticos, além de fortalecer a economia do Estado. 

A equipe do Portal Amazônia conversou com o secretário municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas, Guilherme Adjuto, que falou sobre o cultivo da planta em terras roraimenses.

Segundo o secretário, a cultura do girassol é empregada na região centro-oeste. A extração do óleo de girassol é a principal característica da planta, porém, a semente é utilizada para a alimentação de aves. Tudo isso, gera uma renda extra para os produtores do Estado. O girassol também possibilita o resgate de nutrientes que estão na terra, já que promove uma ciclagem do solo.

Campo de Girassol em Roraima. Foto: Katarine Almeida/PMBV/SEMUC

Devido ao investimento da prefeitura de Boa Vista, o girassol, também conhecido como a 'Flor do Sol', conquistou os roraimenses. O Campo Experimental de Girassol foi implantado em 2018, demonstrando tecnologias que ficam à disposição dos agricultores de Roraima. Possui um banco de dados que vem desde então, armazenando as informações para que o produtor possa ter acesso às melhores opções de cultivares.

O Campo Experimental está localizado no Centro de Difusão e Tecnologia (CDT), região do Bom Intento, zona rural de Boa Vista. A área está sob os cuidados da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI).

Lugar ideal

Para Guilherme Adjunto, o Estado de Roraima se provou um local ideal para o cultivo de girassol. "Nós conseguimos a antecipação do ciclo do girassol, ou seja, as plantas florescem mais rápido. Um dos principais fatores que acelera esse processo é o clima da região. A cada ano, aumentamos a implantação de tecnologias para as novas safras de girassóis", explicou ao Portal Amazônia.

Óleo, sementes, nutrição do solo e, até mesmo, turismo. As possibilidades para o uso dos girassóis agrega bastante na economia de Roraima. 

"Depois de 2020, as pessoas descobriram o campo de girassóis e a região passou a ter uma movimentação maior, principalmente, na época em que as flores estão no seu auge. Ensaios fotográficos no campo de girassóis são sempre requisitados, por esse motivo, decidimos aumentar a área de plantio para agregar mais valor ao espaço", 

disse Adjunto.

AgroBV 2022

A beleza do girassol marca presença na Feira da Agricultura Familiar de Boa Vista ( AgroBV) nos dias 23 e 24 de julho, para toda a população, no Centro de Difusão Tecnológica (CDT), localizado no Bom Intento. Essa edição vem com novidades: três variedades da flor são apresentadas aos visitantes. 

Os girassóis foram plantados no campo experimental em uma área de 4 hectares, totalizando três variedades e com as seguintes características: híbrido (com a finalidade de produção para óleo), girassol ornamental (conhecido como os coloridos) e o girassol anão (que cresce até 50 cm e tem a cor amarelo ouro).

"Hoje no campo experimental temos plantados três tipos de girassol, cada uma com um ciclo diferente onde estamos analisando o seu potencial produtivo. A intenção do trabalho é avaliar o girassol como uma opção de safrinha, tendo duas plantações sequenciais no ano utilizando a mesma área. Uma possibilidade é plantar a soja e em seguida o girassol, que por conta de suas raízes profundas, consegue recuperar nutrientes lixiviados pela cultura anterior se fortalecendo e diminuindo os custos com adubação durante o seu ciclo", explicou Adjuto. 

Foto: Richard Messias/Semuc/PMBV
Confira a programação completa do AgroBV 2022:

Dia 22/07

8h - Palestras técnicas para produtores rurais (Sistema Antecipe – Plantio de milho em consórcio com soja; sistema Santa Fé – Plantio de milho em consórcio com capim; cultivo da batata-doce – Embrapa Hortaliças; capim – Melhores cultivares para o estado).

Dia 23/07

8h - Aberto ao público em geral para visitação;
9h - Lançamento da abertura oficial do evento, no Campo Experimental.

Dia 24/07

8h - Aberto ao público em geral para visitação.

Digite seu texto aqui...

Veja mais notícias sobre Roraima.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 02 Dezembro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/