Empate! Quadrilhas Zé Monteirão e Explosão Caipira são as campeãs do Boa Vista Junina 2022

Com 269,7 pontos, as quadrilhas Zé Monteirão e Explosão Caipira foram declaradas campeãs do grupo especial. Esta foi a primeira vez que dois grupos venceram a competição.

As quadrilhas Zé Monteirão e Explosão Caipira empataram os pontos no tradicional concurso e foram declaradas campeãs do grupo especial do Boa Vista Junina neste sábado (18). Em 22 edições da festa, esta foi a primeira vez que dois grupos conquistam o 1º lugar na categoria.

No total, 28 grupos juninos disputaram o tradicional concurso, dividido em categorias especial, acesso e emergente. As duas vencedoras se reapresentaram na noite deste sábado (18) na Arena Junina.

A Zé Monteirão já havia sido campeã em 2019 e, este ano, levou novamente o título. O grupo subiu ao tablado na noite de terça-feira (14), com o tema ‘Do fim ao recomeço’, uma reflexão sobre recomeçar diante das dificuldades devido à pandemia da Covid-19. O espetáculo cheio de emoção encantou o público e também os jurados.

“Esse título é uma alegria. A ‘Zé’ veio com toda a garra. Falamos sobre a pandemia, a crise de ansiedade que tanto afetou as pessoas. Hoje levamos o nosso 6º troféu no Boa Vista Junina”, disse emocionada a presidente do grupo, Lúlia Oliveira.

Explosão Caipira (à direita) e Zé Monteirão (à esquerda) foram as vencedoras de 2022 no Boa Vista Junina. Fotos: Katarine Almeida e Andrezza Mariot/Semuc/PMBV

Já a quadrilha Explosão Caipira se apresentou com o tema ‘Fábrica de São João’, mostrando para o público os bastidores de todo o processo de criação de uma quadrilha junina. A apresentação aconteceu na noite de quarta-feira (15). “Estamos muito felizes de conquistar mais um título. Aqui não tem rivalidade. É tudo apoio e amizade. Agora é missão cumprida com o nosso 4º título”, disse Cléia Ramos, presidente da Explosão.

Foram avaliados nove quesitos pelos jurados nos três grupos: A (animação, animador, coreografia); B (casal de noivos, casamento e figurino) e C (criatividade, desenvolvimento do tema e repertório).

O resultado deu empate técnico e os dois grupos decidiram juntos pelo título. Mas foi decidido em sorteio que a Zé Monteirão representará Roraima no campeonato nacional promovido pela Confederação Brasileira de Quadrilhas (Confebraq).

Vencedores dos grupos de acesso e emergente

Quem conquistou o 1º lugar do grupo de acesso foi a quadrilha Coração de Estudante, que pela primeira vez, sobe para o grupo especial. Com o tema ‘A voz da resistência’, o espetáculo marcou a luta dos negros em uma apresentação cheia de força e luta por respeito e igualdade racial. “Por cinco anos esperamos esse título. Levamos para o tablado a voz da resistência e a luta dos negros. Agora é só comemorar todo o esforço da nossa quadrilha”, disse Adriana Alves, presidente da Coração de Estudante.

Já no grupo emergente a Namoro Caipira venceu em 1º lugar e a Joaninha Caipira em 2º lugar. As duas sobem para o grupo de acesso. Subirão de nível as duas primeiras colocadas do grupo de acesso e emergente. Descem de nível as duas últimas colocadas do especial e acesso.

A entrega dos troféus às quadrilhas campeãs ocorreu neste sábado (18) na Arena Junina, com apresentação das campeãs.


Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Amazonas tem queda de 93,4% nos registros de focos de calor em julho de 2025

Focos de calor são áreas detectadas por satélites que apresentam temperaturas elevadas, indicativas da presença de fogo ou calor anormal na superfície terrestre.

Leia também

Publicidade