Sementes de seringueira são colhidas e levadas para parque em Rondônia

Espécie nativa é predominante no Parque Circuito, ponto onde servidores se reuniram para colher mudas e sementes. O objetivo da ação é promover o plantio da espécie em outros espaços públicos de Porto Velho.

Um grupo de servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) de Porto Velho (RO) colheu sementes de seringueira, árvore presente em mais de 90% do Parque Circuito  e com representação histórica para o estado de Rondônia. O objetivo da ação realizada nesta terça-feira (30) é promover o plantio da espécie em outros espaços públicos da cidade.

“Podemos dizer inclusive que estamos no seringal mais bonito da nossa cidade. Nossas seringueiras foram fonte de riqueza durante muito tempo ao nosso estado através dos ciclos da borracha, tem uma marca histórica para o rondoniense, então precisa ser devidamente valorizada. Então levamos nossos servidores ao local para pegar tanto sementes, quanto as mudas que já começam a crescer. Elas serão levadas para o Parque Natural, onde será feito o cultivo”, explicou Robson Damasceno, secretário da Sema.

Foto: Felipe Ribeiro/Prefeitura de Porto Velho

Outras árvores nativas podem ser encontradas no Parque, que recebe manutenção diária feita por equipes da Prefeitura. Gerente do local, Paulo Roberto conta que além do cuidado com a arborização, a limpeza, o roço e a manutenção dos aparelhos usados para atividade física também fazem parte da rotina de cuidados.

“Diariamente nossos servidores fazem a limpeza do local, o roço da grama, poda de árvores, além da limpeza dos aparelhos de musculação e do parquinho das crianças. Neste local recebemos muitas famílias e é importante frisar que a população segue ajudando com esse cuidado, que deve se estender a outros pontos da nossa cidade. É motivo de orgulho e faz com que o Parque seja sempre bem visto por quem decide visitar”, finaliza o diretor.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Avanço de narcopistas no Peru leva ao assassinato de lideranças indígenas

A análise utilizou inteligência artificial e dados de satélite de fontes oficiais, além de observações no local, para constatar sua ligação com o narcotráfico.

Leia também

Publicidade