Rapper Xamã aproveita férias em comunidade indígena rondoniense

O músico carioca passou a primeira parte das férias em Paris, mas ao voltar para o Brasil decidiu conhecer a aldeia Lapetanha e conta com a companhia de Txepo e Txai Suruí.

O rapper carioca Xamã chegou em Rondônia no dia 6 de março para passar férias na aldeia Lapetanha, localizada nas proximidades de Cacoal (RO). Ele aproveitou a viagem para visitar Txepo Suruí, músico indígena rondoniense, com quem gravou o clipe ‘Inefável’, lançado em fevereiro deste ano.

 Xamã usou as redes sociais para registrar a viagem. Um vídeo no Instagram mostra seus primeiros momentos na aldeia (veja abaixo).

 Txepo é do povo Paiter Suruí, que significa “gente de verdade, nós mesmos”, segundo o Instituto Socioambiental (ISA). Ele é músico e já lançou quatro singles entre 2021 e 2022. O último lançamento é ‘Balmain’ que mistura as batidas de rap e trap. Entre as outras músicas estão: ‘Coração Turista’, ’01:08′ e ‘Falei de Você Ontem’.

Txepo é irmão de Txai Suruí, ativista indígena que discursou na abertura oficial da Conferência da Cúpula do Clima (COP26), em Glasgow, na Escócia, expondo o avanço da mudança climática na Amazônia.

Txepo Suruí, Xamã e Txai tomando banho em rio dentro de aldeia de Rondônia. Foto: Reprdução/Instagram-Txepo

Txai também está na aldeia junto com Xamã e parentes. Entre eles o cacique Almir Suruí, uma das maiores lideranças indígenas do estado de Rondônia. Almir é responsável por levar as reclamações e necessidades do povo Suruí para os poderes públicos.

Xamã já chegou em 1º da parada de streaming e no top 50 mundial 

Geizon Fernandes, conhecido apenas como Xamã, é um rapper que ganhou o Brasil com o hit do verão ‘Malvadão 3’. Em janeiro do ano passado, a música foi a mais tocada em várias plataformas digitais e nas redes sociais.

A habilidade com as rimas começou ainda quando criança, em Sepetiba, bairro do Rio de Janeiro. E antes de se firmar como artista, Xamã chegou a vender amendoim na rua e no trem para pagar as contas e conseguir participar das batalhas de rap.

“Em vez de vender amendoim, vender roupa, hoje eu vendo as minhas ideias, sacou? Com as rimas, é isso”, disse o rapper durante entrevista ao Fantástico.

Na carreira solo, Xamã já lançou três álbuns e o mais recente é ‘Zodíaco’, de dezembro de 2020. As músicas fazem menção aos signos e é um trabalho cheio de parcerias.

Marília Mendonça, Gloria Groove e Luísa Sonza estão no disco que é de rap, mas tenta essa aproximação com artistas muito populares no Brasil.

*Por Ana Kézia Gomes, do g1 Rondônia 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Farinha de cooperativa registrada no Pará amplia mercado para itens regionais

Recentemente, a ADEPARÁ renovou o Selo de Inspeção Artesanal para a produção de farinha de mandioca e goma de tapioca da cooperativa e incluiu o registro para mais um produto, a macaxeira a vácuo.

Leia também

Publicidade