Rapper Xamã aproveita férias em comunidade indígena rondoniense

O músico carioca passou a primeira parte das férias em Paris, mas ao voltar para o Brasil decidiu conhecer a aldeia Lapetanha e conta com a companhia de Txepo e Txai Suruí.

O rapper carioca Xamã chegou em Rondônia no dia 6 de março para passar férias na aldeia Lapetanha, localizada nas proximidades de Cacoal (RO). Ele aproveitou a viagem para visitar Txepo Suruí, músico indígena rondoniense, com quem gravou o clipe ‘Inefável’, lançado em fevereiro deste ano.

 Xamã usou as redes sociais para registrar a viagem. Um vídeo no Instagram mostra seus primeiros momentos na aldeia (veja abaixo).

 Txepo é do povo Paiter Suruí, que significa “gente de verdade, nós mesmos”, segundo o Instituto Socioambiental (ISA). Ele é músico e já lançou quatro singles entre 2021 e 2022. O último lançamento é ‘Balmain’ que mistura as batidas de rap e trap. Entre as outras músicas estão: ‘Coração Turista’, ’01:08′ e ‘Falei de Você Ontem’.

Txepo é irmão de Txai Suruí, ativista indígena que discursou na abertura oficial da Conferência da Cúpula do Clima (COP26), em Glasgow, na Escócia, expondo o avanço da mudança climática na Amazônia.

Txepo Suruí, Xamã e Txai tomando banho em rio dentro de aldeia de Rondônia. Foto: Reprdução/Instagram-Txepo

Txai também está na aldeia junto com Xamã e parentes. Entre eles o cacique Almir Suruí, uma das maiores lideranças indígenas do estado de Rondônia. Almir é responsável por levar as reclamações e necessidades do povo Suruí para os poderes públicos.

Xamã já chegou em 1º da parada de streaming e no top 50 mundial 

Geizon Fernandes, conhecido apenas como Xamã, é um rapper que ganhou o Brasil com o hit do verão ‘Malvadão 3’. Em janeiro do ano passado, a música foi a mais tocada em várias plataformas digitais e nas redes sociais.

A habilidade com as rimas começou ainda quando criança, em Sepetiba, bairro do Rio de Janeiro. E antes de se firmar como artista, Xamã chegou a vender amendoim na rua e no trem para pagar as contas e conseguir participar das batalhas de rap.

“Em vez de vender amendoim, vender roupa, hoje eu vendo as minhas ideias, sacou? Com as rimas, é isso”, disse o rapper durante entrevista ao Fantástico.

Na carreira solo, Xamã já lançou três álbuns e o mais recente é ‘Zodíaco’, de dezembro de 2020. As músicas fazem menção aos signos e é um trabalho cheio de parcerias.

Marília Mendonça, Gloria Groove e Luísa Sonza estão no disco que é de rap, mas tenta essa aproximação com artistas muito populares no Brasil.

*Por Ana Kézia Gomes, do g1 Rondônia 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Taxa de desmatamento cai 29% em um ano no Amazonas, aponta Inpe

Dados são do relatório anual do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Leia também

Publicidade