Projeto Agrinho: cidadania e educação ambiental para crianças da zona rural de Rondônia

O projeto tem como objetivo contribuir com a formação das novas gerações, desenvolvendo ações educativas para despertar a consciência de cidadania.

Foto: Reprodução/Youtube – Amazon Sat

O Agrinho é um programa de responsabilidade social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com a Federação da Agricultura, secretarias municipais de educação e os Sindicatos Rurais Patronais, realizado em Rondônia.

O projeto tem como objetivo contribuir com a formação das novas gerações, desenvolvendo ações educativas para despertar a consciência de cidadania.

Desenvolvido de forma contínua durante o ano letivo das escolas, o projeto segue o calendário escolar de cada instituição, priorizando a criança e o adolescente. No projeto são abordados assuntos relativos ao meio ambiente, ética, cidadania, saúde, empreendedorismo, trabalho e consumo.

Leia também: Porto Velho foi o município rondoniense com maior produção de soja em 2023

Foto: Reprodução/Youtube – Amazon Sat

O produtor rural e pai de um dos alunos beneficiados pelo projeto agrinho, Anderson Jesse, relata que ter o filho vivenciando esses momentos, o enche de orgulho e felicidade. 

“O projeto oferta às crianças um estímulo, para desenvolver algo que tenha referência no nosso meio, o rural. E me sinto orgulhoso por que eu venho do meio rural, tenho pais produtores e fico muito feliz por ver meu filho ter esse interesse pelo meio rural”, disse.

Leia também: Assistência técnica tem mudado cenário da agricultura em Rondônia

De acordo com a equipe técnica do Senar Rondônia, as atividades desenvolvidas são para todos os alunos 1º ao 5º ano, com material didático próprio e adequado para cada faixa etária. O material foi criado de acordo com o nível de desenvolvimento de cada ano escolar.

No ano de 2024, segundo o Senar Rondônia, a cidade de Cerejeiras foi o local de implantação do programa em Rondônia e a escola atendida foi a Irmã Dulce, com 171 alunos do 2º ao 5º ano. Foram premiadas 12 crianças e oito professoras.

Em 2025, o Senar irá atender seis escolas em três municípios: Cerejeiras, Candeias do Jamari e Porto Velho.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pesquisa sobre qualidade da água em Manacapuru é selecionada para apresentação em congresso nos EUA

A pesquisa tem como objetivo investigar a relação entre o acesso e o consumo de água não tratada e a infecção por parasitoses.

Leia também

Publicidade