Estudantes de zooctenia conhecem subproduto gerado por cervejaria no Acre para alimentação na bovinocultura

O resíduo de cevada, que é obtido pelo processo de fabricação de cerveja, é a alternativa que vem sendo utilizada na dieta de bovinos para produção de leite e corte.

Segundo estudos publicados pela Embrapa, a evolução da pecuária leiteira e as tentativas de criar um rebanho de bovinocultura leiteira na Amazônia remontam ao final dos anos 1800. Mas esse cenário mudou, houve uma readaptação, principalmente nas dietas e raças que melhor se adaptassem ao clima tropical amazônico.  

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), visando a alimentação balanceada na bovinocultura leiteira e de corte, levou para uma visita técnica em uma cervejaria no Acre, um grupo de alunos do curso técnico de zootecnia.

O resíduo de cevada, que é obtido pelo processo de fabricação de cerveja, é a alternativa que vem sendo utilizada na dieta de bovinos para produção de leite e corte.

A estudante Isabelle da Silva afirma que este tipo de atividade é importante para criar vivências durante a formação e obter instruções na prática.

Foto: Reprodução/Amazon Sat

O zootecnólogo e instrutor da turma de curso técnico de zootecnia do Senar Acre, Jalceyr Figueiredo, relata como a alimentação do subproduto ajuda na propriedade do pequeno bovinocultor.

O instrutor frisa também que o fator econômico e ambiental é um aliado para quem pretende adotar esse tipo de alimentação para os animais.

O Senar Acre informou que 14 alunos participaram do curso. A visita na cervejaria fez parte dos estudos da unidade curricular de Mercado de Nutrição e Alimentação Animal. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a utilização de resíduos e subprodutos agroindustriais que têm desempenhado um papel importante na agropecuária brasileira, como, por exemplo, na alimentação e nutrição animal. 

O reaproveitamento desses subprodutos de cervejarias, pode além de ajudar na dieta do gado, reduzir problemas de poluição e os custos do produtor rural.

Acompanhe mais detalhes sobre a bovinocultura no Programa Amazon Sat Agro:

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Na terra dos Guajajara, mudas amazônicas oferecem esperança para os rios que secam

No Maranhão, o avanço da monocultura e décadas de destruição florestal provocaram uma mudança nos padrões de chuva. Pesquisadores afirmam que esse tipo de reflorestamento poderia ajudar a restaurar o equilíbrio dos ciclos da água na região.

Leia também

Publicidade