Estudantes de zooctenia conhecem subproduto gerado por cervejaria no Acre para alimentação na bovinocultura

O resíduo de cevada, que é obtido pelo processo de fabricação de cerveja, é a alternativa que vem sendo utilizada na dieta de bovinos para produção de leite e corte.

Segundo estudos publicados pela Embrapa, a evolução da pecuária leiteira e as tentativas de criar um rebanho de bovinocultura leiteira na Amazônia remontam ao final dos anos 1800. Mas esse cenário mudou, houve uma readaptação, principalmente nas dietas e raças que melhor se adaptassem ao clima tropical amazônico.  

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), visando a alimentação balanceada na bovinocultura leiteira e de corte, levou para uma visita técnica em uma cervejaria no Acre, um grupo de alunos do curso técnico de zootecnia.

O resíduo de cevada, que é obtido pelo processo de fabricação de cerveja, é a alternativa que vem sendo utilizada na dieta de bovinos para produção de leite e corte.

A estudante Isabelle da Silva afirma que este tipo de atividade é importante para criar vivências durante a formação e obter instruções na prática.

Foto: Reprodução/Amazon Sat

O zootecnólogo e instrutor da turma de curso técnico de zootecnia do Senar Acre, Jalceyr Figueiredo, relata como a alimentação do subproduto ajuda na propriedade do pequeno bovinocultor.

O instrutor frisa também que o fator econômico e ambiental é um aliado para quem pretende adotar esse tipo de alimentação para os animais.

O Senar Acre informou que 14 alunos participaram do curso. A visita na cervejaria fez parte dos estudos da unidade curricular de Mercado de Nutrição e Alimentação Animal. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a utilização de resíduos e subprodutos agroindustriais que têm desempenhado um papel importante na agropecuária brasileira, como, por exemplo, na alimentação e nutrição animal. 

O reaproveitamento desses subprodutos de cervejarias, pode além de ajudar na dieta do gado, reduzir problemas de poluição e os custos do produtor rural.

Acompanhe mais detalhes sobre a bovinocultura no Programa Amazon Sat Agro:

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Espécies novas de sapos ajudam a entender origem e evolução da biodiversidade da Amazônia

Exames de DNA feitos nos sapos apontam para um ancestral comum, que viveu nas montanhas do norte do estado do Amazonas há 55 milhões de anos, revelando que a serra daquela região sofreu alterações significativas.

Leia também

Publicidade