Segundo estudos publicados pela Embrapa, a evolução da pecuária leiteira e as tentativas de criar um rebanho de bovinocultura leiteira na Amazônia remontam ao final dos anos 1800. Mas esse cenário mudou, houve uma readaptação, principalmente nas dietas e raças que melhor se adaptassem ao clima tropical amazônico.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), visando a alimentação balanceada na bovinocultura leiteira e de corte, levou para uma visita técnica em uma cervejaria no Acre, um grupo de alunos do curso técnico de zootecnia.
O resíduo de cevada, que é obtido pelo processo de fabricação de cerveja, é a alternativa que vem sendo utilizada na dieta de bovinos para produção de leite e corte.
A estudante Isabelle da Silva afirma que este tipo de atividade é importante para criar vivências durante a formação e obter instruções na prática.
“Aqui adquirimos mais conhecimentos. Hoje, por exemplo, aprendemos a como usar os resíduos da cervejaria como alimento para animais e a quantidade de nutrientes. Isso é muito importante para a minha carga de conhecimentos”, comentou Isabelle.
O zootecnólogo e instrutor da turma de curso técnico de zootecnia do Senar Acre, Jalceyr Figueiredo, relata como a alimentação do subproduto ajuda na propriedade do pequeno bovinocultor.
“O subproduto traz muitos aspectos positivos, especialmente para os que exercem a atividade leiteira. Apresenta uma riqueza nutricional que vai refletir no aumento da produção de leite dos animais. Por se tratar de um subproduto da indústria de cervejaria, tem um custo menor que os produtos tradicionais, que são o milho e o farelo de soja”, esclarece o zootecnólogo.
O instrutor frisa também que o fator econômico e ambiental é um aliado para quem pretende adotar esse tipo de alimentação para os animais.
“Além de alimentar suas vacas, se tratando de pecuária leiteira, com dieta de menor custo, terá reflexo em um maior retorno econômico da sua atividade, e você não deixa de lado o aspecto ambiental. A partir da utilização desse subproduto da indústria, você tem a eliminação desse resíduo que seria colocado aí numa forma de tratamento no meio ambiente, você vai otimizar a sustentabilidade ambiental”, comenta Figueiredo.
O Senar Acre informou que 14 alunos participaram do curso. A visita na cervejaria fez parte dos estudos da unidade curricular de Mercado de Nutrição e Alimentação Animal. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a utilização de resíduos e subprodutos agroindustriais que têm desempenhado um papel importante na agropecuária brasileira, como, por exemplo, na alimentação e nutrição animal.
O reaproveitamento desses subprodutos de cervejarias, pode além de ajudar na dieta do gado, reduzir problemas de poluição e os custos do produtor rural.
Acompanhe mais detalhes sobre a bovinocultura no Programa Amazon Sat Agro: