Você já ouviu falar no Cacau Day? Um dia inteirinho focado somente na produção de cacau. O evento aconteceu na Expoferr Show 2024, em Roraima, com o objetivo de levar mais conhecimentos aos cacauicultores do estado através de cursos e palestras.
Segundo a Agroclima, o Brasil ocupa hoje o 6º lugar na produção mundial de cacau, segundo a International Cocoa Organization (ICCO). De acordo com o Censo Agropecuário de 2017, há mais de 93 mil estabelecimentos produtores de cacau no país. Eles estão concentrados na Bahia e no Pará, que juntos representam 96% da produção nacional.
Os cacauicultores, na Expoferr, tiveram a oportunidade de aprender técnicas com nomes de grande referência na área, como o produtor e empresário Ademir Venturin, dono da Cacau Way, marca criada em Medicilândia no Pará.
O produtor de cacau seu Iltamar Soares, do município de Caroebe interior de Roraima, participou do evento, e relata que projetos como a Cacau Day, fortalecem os pequenos produtores.
“Com esse evento e equipe que se junta a nós, pequenos produtores, nos fortalecemos e voltamos com uma renovação e força maior, para passar aos que não vieram, que tem como melhorar o plantio e qualidade. Acredito que vamos levantar muitos produtores que estão desacreditados”, contou.
Em constante contribuição na construção profissional junto aos produtores do estado de Roraima, a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Roraima (Faerr) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), em parceria com outras instituições também participaram do projeto.
Para a superintendente da Faerr, Jucélia Rodrigues, todo e qualquer curso ofertado, é um estímulo e importante valorização ao produtor.
“No nosso portfólio, há capacitações voltadas para essa cadeia produtiva. Inclusive, o Sistema esteve com oficina gastronômica, durante a 10ª Festa da Banana, realizada em Caroebe, cidade do sul do estado de Roraima, em novembro, ensinando como fazer aproveitamento de frutas produzidas na cidade, entre elas o cacau. A instrutora ensinou receitas para agregar a renda de pequenos produtores: o doce cremoso de cacau e o puxa-puxa de cacau com castanha do brasil”, contou Jucélia.
Segundo o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural de Roraima (Iater), Caroebe possui área plantada de 257 há de lavoura de cacau, implantado nos anos de 2019 e 2020, envolvendo 55 produtores rurais, apenas de produtores e áreas contemplados no projeto Polo Cacaueiro.
Principais atividades desenvolvidas no Cacau Day
O Cacau Day foi um dia com ciclo de palestras sobre a cultura do cacau. Quem esteve presente pode conferir quatro palestras, elas foram:
– Tecnologia para gestão de propriedade e rastreabilidade
– Tecnologia para novos modelos de financiamento da produção agrícola e como alcançar mercados mundiais.
– O futuro da cacauicultura: do Brasil para o mundo
– Verticalização da produção de cacau uma fonte de renda para a agricultura familiar.