Saiba qual Estado da Amazônia é o 6º maior produtor de peixes de cultivo do Brasil

A Tambatinga, peixe híbrido, resultado do cruzamento entre fêmea do Tambaqui e do macho da Pirapitinga, é uma grande protagonista neste tipo de produção.

O Maranhão, um dos estados da Amazônia Legal, é considerado o 6º maior produtor de peixes de cultivo do Brasil segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O produtor de peixes de cultivo é chamado de piscicultor. Assim, a piscicultura é uma atividade aquícola que consiste na criação de peixes em ambientes controlados.

A Tambatinga, peixe híbrido resultado do cruzamento entre fêmea do Tambaqui (Colossoma macropomu) e macho da Pirapitinga (Piaractus brachypomus), é uma grande protagonista neste tipo de produção, com destaque para o Maranhão.

O que torna o Maranhão uma referência no país no ramo da piscicultura?

Segundo o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), os bons resultados da piscicultura do Estado são devido ao clima favorável (clima tropical) e os recursos hídricos em abundância. 

Foto: Reprodução/Amazon Sat

O Senar explica ainda que o principal sistema da piscicultura maranhense é o semi-intensivo, onde os pequenos, médios e grandes produtores se preocupam com o manejo alimentar, água e pacotes tecnólogos bem definidos de prevenções e produção aplicada pela assistência técnica e gerencial. “A região tem bom arranjo produtivo para peixes de cultivo, com comércio regional forte e atualmente já expande para outros Estados”, aponta.

O serviço nacional lista também como é feito o serviço de quem está iniciando nos negócios dessa área. Os futuros grupos de produtores assistidos pelo Senar são identificados das seguintes maneiras: 

– Através dos sindicatos dos produtores rurais do município, onde o presidente também é produtor rural, e tem conhecimento das demandas regionais (produtores com perfil) e uma forte ligação com o campo.

– Através de reportagem na TV, redes sociais e quando têm assistência em um determinado local, despertando curiosidade nos produtores para tal conhecimento. 

No Amapá, o SENAR também é garantia de conhecimento na piscicultura 

Comunidades rurais como a Corre Água e a Coração, no Amapá, receberam um técnico de campo do Senar que já ajudou os piscicultores no processo de gerência de seus negócios, administração e qualidade da água.

Foto: Reprodução / YouTube /Amazon Sat

O jovem piscicultor Josimar da Costa, cita como os cursos do Senar tem ajudado quem está interessado em investir no ramo da piscicultura pela primeira vez.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Unidade Básica de Saúde Indígena no território Yanomami é entregue pelo MS

UBSI Olomai foi projetada para atender diretamente 739 indígenas residentes em oito aldeias do território.

Leia também

Publicidade