Pirapitinga

É um peixe de água doce encontrado na região amazônica e também na bacia Araguaia-Tocantins.

Foto: Reprodução/Fluviário de Mora

O Pirapitinga (Piaractus brachypomus) é um peixe nativo das bacias do rios Amazonas e Orinoco na Colômbia, Venezuela, Peru, Bolívia e Brasil. É considerado um dos maiores peixes de escama da região amazônica e tem importância comercial para fins de consumo.

Possui um formato arredondado, sendo seu corpo bastante alto e comprido, chegando até 88 centímetros. cabeça é minúscula em relação ao tamanho do corpo e possui uma coloração que varia: cinza arroxeada nos adultos, e cinza claro com manchas alaranjadas nos jovens. Pode ultrapassar 20 anos na natureza,

Costuma viver nos rios durante as épocas de secas, e durante as cheias pode ser encontrado igualmente em lagos e lagoas, inclusive adentrando matas alagadas, utilizando seu olfato apurado para encontrar frutos que caem das árvores. Costuma nadar em grupos quando ainda é jovem, mas torna-se solitário na fase adulta.

O significado de pirapitinga vem do tupi, antiga linguagem indígena brasileira, e quer dizer “peixe de casca branca”. Também é conhecido como Pacu Negro, Caranha e Pacu de barriga vermelha.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Lei determina governo de Rondônia ‘priorizar’ café robusta para consumo na administração pública

Lei publicada em junho já está em vigor. Em caso de descumprimento à norma, decisão deve ser fundamentada, aponta Seagri.
Publicidade

Leia também

Publicidade