Ensino técnico ajuda no combate ao êxodo rural no Acre

Cursos técnicos como os ofertados pelo Senar Acre, colaboram no atendimento às necessidades locais, capacitando e melhorando as habilidades do pequeno produtor.

Foto: Reprodução/YouTube – Amazon Sat

No Acre, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) tem contribuído através de cursos técnicos, na diminuição do êxodo rural, definido como o movimento migratório das populações que vivem no campo para outras regiões. Esses tipos de cursos, como os de zootecnia, desempenham um papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico dessas áreas, segundo o Senar.

Cursos técnicos como os ofertados pelo Serviço Nacional, colaboram no atendimento às necessidades locais, capacitando e melhorando suas habilidades, aumentando a produtividade nas atividades agrícolas, na economia rural, na agroindústria e na turismo rural, sempre priorizando práticas sustentáveis.

A pedagoga e secretária escolar do Senar Acre, Katiane Lima, relata a importância da participação direta dos filhos dos produtores nos cursos técnicos de duas formas: na contribuição técnica do curso e na diminuição do fenômeno social do êxodo rural.

Foto: Reprodução/YouTube – Amazon Sat

De acordo com a equipe técnica pedagógica do Senar Acre, dentro da formação de zootecnia, por exemplo, o papel desempenhado é crucial na diminuição do êxodo rural, porque dentro dessa formação são abordados diversos fatores que capacitam os interessados a desenvolverem suas atividades de maneira mais eficiente e sustentável.

Foto: Reprodução/YouTube – Amazon Sat

O Senar introduz novas tecnologias e práticas agrícolas, que tornam a atividade rural mais viável e atraente. O órgão informa que realiza a promoção a conservação dos recursos naturais pensando na qualidade do solo, da água, nas competências e habilidades que são trabalhadas, dentro das atividades práticas e teóricas da formação técnica, explorando novas oportunidades de mercado.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Festival Amazônia Mapping reúne atrações internacionais em Belém; confira a programação

O line-up do festival traz espetáculos de música e imagem como o Ciclope Studio, projeto de artes visuais da Bolívia e o feat entre Tambores do Pacoval e Mestra Bigica.

Leia também

Publicidade