Foto: Reprodução/YouTube – Amazon Sat
No Acre, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) tem contribuído através de cursos técnicos, na diminuição do êxodo rural, definido como o movimento migratório das populações que vivem no campo para outras regiões. Esses tipos de cursos, como os de zootecnia, desempenham um papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico dessas áreas, segundo o Senar.
Cursos técnicos como os ofertados pelo Serviço Nacional, colaboram no atendimento às necessidades locais, capacitando e melhorando suas habilidades, aumentando a produtividade nas atividades agrícolas, na economia rural, na agroindústria e na turismo rural, sempre priorizando práticas sustentáveis.
A pedagoga e secretária escolar do Senar Acre, Katiane Lima, relata a importância da participação direta dos filhos dos produtores nos cursos técnicos de duas formas: na contribuição técnica do curso e na diminuição do fenômeno social do êxodo rural.
“A participação de filhos de produtores nos cursos, contribui de maneira significativa. Eles já possuem um entendimento prático do cotidiano rural. Isso facilita a assimilação de conhecimentos teóricos e a aplicação imediata das informações e formação técnica. Essa proximidade com o ambiente rural ajuda a promover inovações dentro da propriedade, quer dizer, reforça o compromisso que eles têm com a atividade rural, e incentivando uma visão mais profissional nas atividades que eles já realizam dentro da pecuária”, comenta.
De acordo com a equipe técnica pedagógica do Senar Acre, dentro da formação de zootecnia, por exemplo, o papel desempenhado é crucial na diminuição do êxodo rural, porque dentro dessa formação são abordados diversos fatores que capacitam os interessados a desenvolverem suas atividades de maneira mais eficiente e sustentável.
“Trabalhamos com a gestão e planejamento, os cursos enfatizam a importância de uma gestão eficiente na atividade rural, pensando claro, em ajudar os produtores a maximizar sua renda e otimizar o uso dos recursos. Claro que a gente também não pode esquecer da inovação e tecnologias”, esclareceu a equipe.
O Senar introduz novas tecnologias e práticas agrícolas, que tornam a atividade rural mais viável e atraente. O órgão informa que realiza a promoção a conservação dos recursos naturais pensando na qualidade do solo, da água, nas competências e habilidades que são trabalhadas, dentro das atividades práticas e teóricas da formação técnica, explorando novas oportunidades de mercado.