Ensino técnico ajuda no combate ao êxodo rural no Acre

Cursos técnicos como os ofertados pelo Senar Acre, colaboram no atendimento às necessidades locais, capacitando e melhorando as habilidades do pequeno produtor.

Foto: Reprodução/YouTube – Amazon Sat

No Acre, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) tem contribuído através de cursos técnicos, na diminuição do êxodo rural, definido como o movimento migratório das populações que vivem no campo para outras regiões. Esses tipos de cursos, como os de zootecnia, desempenham um papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico dessas áreas, segundo o Senar.

Cursos técnicos como os ofertados pelo Serviço Nacional, colaboram no atendimento às necessidades locais, capacitando e melhorando suas habilidades, aumentando a produtividade nas atividades agrícolas, na economia rural, na agroindústria e na turismo rural, sempre priorizando práticas sustentáveis.

A pedagoga e secretária escolar do Senar Acre, Katiane Lima, relata a importância da participação direta dos filhos dos produtores nos cursos técnicos de duas formas: na contribuição técnica do curso e na diminuição do fenômeno social do êxodo rural.

Foto: Reprodução/YouTube – Amazon Sat

De acordo com a equipe técnica pedagógica do Senar Acre, dentro da formação de zootecnia, por exemplo, o papel desempenhado é crucial na diminuição do êxodo rural, porque dentro dessa formação são abordados diversos fatores que capacitam os interessados a desenvolverem suas atividades de maneira mais eficiente e sustentável.

Foto: Reprodução/YouTube – Amazon Sat

O Senar introduz novas tecnologias e práticas agrícolas, que tornam a atividade rural mais viável e atraente. O órgão informa que realiza a promoção a conservação dos recursos naturais pensando na qualidade do solo, da água, nas competências e habilidades que são trabalhadas, dentro das atividades práticas e teóricas da formação técnica, explorando novas oportunidades de mercado.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Peças europeias dos séculos 18 e 19 são encontradas durante obras em praça no Amapá

Arqueólogos encontram as peças em escavações na Praça Barão do Rio Branco, no centro de Macapá. Objetos serão estudados por pesquisadores da Unifap.

Leia também

Publicidade