UFPA divulga resultado do Processo Seletivo 2021

Foram preenchidas mais de 95% das 7.355 vagas disponibilizadas em 196 ofertas de cursos, distribuídas em 19 municípios paraenses

A Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou nesta quarta-feira, (14), o listão dos(as) 7.018 candidatos(as) classificados(as) no Processo Seletivo 2021 (PS 2021). Foram preenchidas mais de 95% das 7.355 vagas disponibilizadas em 196 ofertas de cursos, distribuídas em 19 municípios paraenses. Realizado no contexto da pandemia do novo coronavírus, o vestibular contou com 79.883 estudantes inscritos e homologados, o equivalente a 85% do total de candidatos(as) concorrentes no ano anterior.

CONFIRA O RESULTADO

Ao todo, 32.430 candidatos(as) não foram classificados(as) e outros(as) 40.435 foram eliminados(as) por falta ou insuficiência de pontos em uma das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Dos(as) 7.018 classificados(as), 5.346 (76%) se inscreveram para concorrer a vagas pelo Sistema de Cotas e 1.672 (24%) concorreram apenas a vagas de ampla concorrência.

Os(As) candidatos(as) residentes no estado do Pará ocuparam 98% das vagas (6.881). As demais 137 vagas foram preenchidas por candidatos(as) oriundos(as) de outros 21 estados brasileiros, com destaque para o Amapá (35 candidatos/as), Tocantins (31) e Rondônia (22). 76.547 inscritos(as) ainda receberam bônus de 10% em sua nota no Enem por terem cursado o ensino médio integralmente em um dos estados da Região Norte.

Ao todo, 337 vagas não foram preenchidas, sendo 90 delas destinadas a Pessoas com Deficiência.

Listão virtual

Em virtude da pandemia, pela primeira vez, não houve nenhuma divulgação presencial do listão. O resultado não foi afixado nos murais dos campi, tampouco foi realizada a coletiva de imprensa de anúncio do listão. Minutos antes da liberação do listão, às 9h, foi divulgada uma mensagem do reitor da UFPA, no portal e nas redes sociais da Instituição. Em seguida, o listão foi publicado para acesso exclusivamente virtual no endereço listao.ufpa.br.

Como explicado pelo reitor em sua mensagem, a decisão por esse formato virtual de divulgação considera o preocupante cenário pandêmico vivido no estado e no Brasil. Neste momento, está vigente o bandeiramento vermelho (correspondente à condição de lockdown) em todos os campi da UFPA, considerando a grave situação sanitária no Pará. As atividades na Instituição estão sendo desenvolvidas principalmente de maneira remota, à exceção de serviços essenciais. Por isso a Universidade recomendou que os(as) vestibulandos(as) não comparecessem aos campi e evitassem a circulação e/ou aglomeração nas suas cidades.

Período de ingresso – Os(As) calouros(as) já podem conferir as informações sobre o período letivo (PL) de início das atividades acadêmicas de seus cursos. Algumas turmas já ingressarão no PL2 (com início em 24 de junho) e outras no PL3 (com início em 14 de outubro). Confira o calendário no site da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFPA (Proeg). 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

‘Aurora Luzitana’: livro revela história dos portugueses maçônicos no Amazonas

Em mais de 400 páginas, com um exclusivo acervo de imagens, Abrahim Baze revela grande parte da história dos maçons lusitanos no Amazonas.

Leia também

Publicidade